Este trabalho foi realizado na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional”, do 4º ano do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP.
Alunos: Caroline L. Coelho, Flávia Iamagute, Giulia C. Bruno, Pedro Liesegang, Sofia Staicov e Thaís Silva.
Professora: Ruth G.Lopes
O objetivo desta atividade foi auxiliar funcionários do SUS a conhecer melhor toda a rede de serviços, aparelhos e programas da saúde pública brasileira. De forma lúdica e dinâmica, eles deveriam discutir entre si e responder a uma série de perguntas sobre o SUS. O jogo se caracterizava da seguinte forma:
Haviam seis bases desenhadas no chão, cada uma de uma cor, um local entre elas (vide foto) e seis times de seis pessoas, cada um em uma base. A cada rodada, uma pergunta sobre o SUS era realizada e se o time acertasse, uma pessoa do time (que serviria como pino) deveria andar para o espaço seguinte, de forma que a cada dois acertos se chegava na base do time seguinte. Ao chegar na próxima base, a pessoa que corresponde ao pino, é trocada por outra do grupo, a fim de que ninguém fique muito tempo sem responder as perguntas.
Ao fim, ganharia quem chegasse de volta a sua base primeiro ou então quem fosse mais longe. Ao fim das 20 perguntas, em caso de empate, os grupos empatados deveriam responder mais rapidamente a uma última pergunta.
Perguntas Realizadas:
1. Qual o serviço que cuida da parte de Nutrição no SUS?
R: REDENUTRI.
2. Qual a porta de entrada do SUS?
R: UBS.
3. O que são as UPAs?
R: Unidades de Pronto Atendimento.
4. O que significa NASF?
R: Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
5. Qual o nome do equipamento que cuida de IST?
R: SAE.
6. Quais os 3 principais princípios do SUS?
R: Universalidade, equidade e integralidade.
7. No que se refere atenção primária?
R: Prevenção,
8. Qual o órgão responsável pelo SUS?
R: Ministério da Saúde.
9. Qual o programa responsável pelo atendimento em casa?
R: Melhor em casa.
10. Qual o único serviço que não é territorializado?
R: SAE HIV.
11. Você viu uma pessoa caindo de moto. Para onde você liga?
R: SAMU.
12. Você está desconfiada que está grávida. Para onde você vai?
R: UBS.
13. Seu filho de 8 anos tem variações de humor muito bruscas e repentinas. Para onde você o leva?
R: CAPS infantil.
14. Sua irmã produz muito mais leite do que precisa. Para onde ela vai?
R: Banco de Leite Humano.
15. Seu irmão é alcoólatra. Para onde você o leva?
R: CAPS AD.
16. Qual é, em média, a porcentagem de idosos que utilizam o SUS?
R: 75,3%
17. Qual o serviço do nível secundário de assistência do SUS que busca garantir a promoção e a atenção integral da saúde do idoso?
R: Unidade de referência a saúde do idoso.
18. Qual o maior risco que SUS enfrenta atualmente?
R: PEC ou corte de verbas ou falta de recursos.
19. Qual proposta do SUS me possibilita a participar de discussões sobre a Rede do SUS?
R: Gestão Participativa.
20. Você está numa região de risco para febre amarela. Qual programa é o responsável pela política de vacinas?
R: Programa Nacional de Imunização.
Para melhor funcionamento do Jogo e para equilibrar o nível das perguntas, deixamos as mesmas na seguinte ordem: 2, 6, 3, 7, 4, 1, 5, 13, 14, 10, 9, 15, 8, 17, 16, 20, 12, 18, 11 e 19.
Realizamos o jogo no dia 06 de junho de 2019 durante a aula de núcleo 2 programa 1. Inicialmente organizamos a sala de maneira a fazer as “casas” onde os jogadores ficariam com seu grupo, com demarcações no chão. Após a divisão dos grupos começamos a fazer as perguntas e, conforme o grupo respondia corretamente, o “pino” andava uma casa. Percebemos que os alunos gostaram da atividade, tanto por ter uma realização mais competitiva entre os grupos como por abordar questões que nem todos conheciam sobre o SUS.
Devido ao tempo disponível para a atividade, realizamos apenas até a décima segunda pergunta, que correspondia ao número 15. Nessa hora, dois grupos estavam com a mesma quantidade de pontos e realizamos o desempate, foram feitas as perguntas de número 19, depois a 17 e por último a questão 20, tendo os dois grupos empatado.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Flávia,
Bem vinda à Rede HumanizaSUS!
Um bom conhecimento sobre o SUS é primordial para uma formação/atuação qualificada de qualquer profissional da área da saúde. E achei bastante interessante o método do jogo, pela sua natureza lúdica, que desperta o interesse e facilita a participação e o aprendizado. Entretanto, penso que as questões podem ser mais aprofundadas e ampliadas, explorando conteúdos da saúde mental, de um modo mais amplo, medicalização, humanização da saúde… Fica a dica para os próximos jogos!
Parabéns pela publicação, e fique à vontade para publicação de novas vivências susistas no percurso do curso!
AbraSUS
Emília