Jogo de perguntas e respostas sobre diabetes tipo I (pensado para crianças do ensino fundamental I)

7 votos

DM1 em crianças do Ensino Fundamental I

1o sem 2024

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde

Curso de Psicologia – 7o período

Disciplina: A Psicologia e a Saúde – pressupostos para a prática profissional do psicólogo

Prof.ª Dras.  Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Maria Cecilia Roth, Vera Mendes

Alunas: Alice Gianiselo, Gabriel Landim, Gabriela L. Pereira, Julia Biason, Laura Barbosa, Tiago Mathias Vajra.

Objetivo

Conscientizar e ensinar crianças em idade escolar (Fundamental I) acerca do diabetes, tratando de temas como cuidados que devem ser tomados por pessoas com Diabetes Tipo I e modos de agir caso veja um colega que vive com a doença passando por uma crise. Além disso, boa parte do jogo passa por informar as crianças, desfazendo estigmas e preconceitos que possam ter se formado sobre o Diabetes Mellitus Tipo I, através de um recurso lúdico e divertido, promovendo também a formação de vínculos e a integração entre colegas de sala ou usuários de sistemas de saúde.

Justificativa

O desenvolvimento do jogo foi feito com base no que a sociedade atual entende a respeito do Diabetes, sendo esse conhecimento constituído, em sua maioria, por repertório do senso comum. Diante disso, o jogo tem a intenção de romper com a passagem de informação equivocada em relação ao diabetes, uma vez que muitas dessas informações são arraigadas por parte da sociedade como verdade absoluta e até mesmo entre os profissionais da saúde, como foi possível notar no estágio de saúde desse núcleo com a Professora Fani Eta Korn Malerbi. Desse modo, disseminando a informação correta durante a infância, é possível que esses mitos construídos como verdades sejam rompidos por parte dessas crianças, seus pais, professores e profissionais da saúde.

Relevância

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há uma estimativa de que existam, atualmente, cerca de 20 milhões de brasileiros vivendo com diabetes, o que coloca o Brasil como um dos países com maiores números de pessoas com diabetes no mundo. A estimativa é feita com o cruzamento de dados populacionais recém divulgados pelo IBGE e pelos índices de diagnósticos autorreferidos coletados pelo Vigitel. Contudo, desde antes disso, segundo a coletânea de dados epidemiológicos produzida pela SBD, já em 2021 o Brasil figurava como o terceiro país com maior número de pessoas com diabetes entre 0 e 19 anos. Para além disso, durante estágio realizado com mães de crianças com DM1, na ADJ, uma das principais queixas quanto ao tratamento de seus filhos foi aos ambientes escolar e de saúde, que pareciam não estar adequadamente capacitados ou até mesmo desinteressados. Entre os fatores protetivos, um que apareceu com bastante frequência foi a ajuda de outras crianças da sala (não diabéticas) para a detecção de crises de hipo e hiperglicemia. Desta forma, o trabalho se constroi de modo que as crianças possam tomar contato com o tema, prevenindo a perpetuação de preconceitos e ampliando os próprios conhecimentos e possibilidades de apoio.

Explicação

A seguinte atividade é constituída por 10 questões de um jogo online desenvolvido pelo grupo. Cada questão tem como conteúdo um fato com base teórica e uma concepção de senso comum, divididos em certo e errado, sobre situações que tenham relação com Diabetes tipo 1. Diante de cada questão, é perguntado pela professora ou profissional às crianças qual é a resposta correta para que, a partir daí, possam escolher e tirar dúvidas sobre ela. A intenção é poder esclarecer e discutir cada questão, promovendo o conhecimento da sala a respeito do assunto. Como materiais complementares, foi desenvolvido um “Apoio de Respostas”, com informações para os pais, professores e profissionais da saúde sobre cada pergunta, que pode ser acessado clicando aqui. É interessante também, a inclusão de outros materiais para auxiliar na atividade, como a história em quadrinhos da Turma da Mônica “Turma da Mônica em: Diabetes e os 100 anos da Insulina” (Disponível em “Referências”).

A atividade foi pensada como algo simples porém bastante informativo, podendo ser repetida diversas vezes, em serviços os mais diversos, e com crianças que sejam ou não portadoras do DM1. Para mais informações, alguns dados confiáveis podem ser encontrados no site da ADJ e da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

Referências

Brasil já tem cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2024. Disponível em: <https://diabetes.org.br/brasil-ja-tem-cerca-de-20-milhoes-de-pessoas-com-diabetes/>. Acesso em: 17/06/2024.

BAHIA, Luciana; PITITO, Bianca de Almeida e MELO, Karla. Dados Epidemiológicos do diabetes mellitus no Brasil. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2023. Disponível em: <https://profissional.diabetes.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Dados-Epidemiologicos-SBD_comT1Dindex.pdf

>. Acesso em: 17/06/2024.

Gibi Especial Turma da Mônica – Diabetes e os 100 anos da insulina. Issuu, 2021. Disponível em: <https://issuu.com/novonordiskbr/docs/final_revista_tmn_diabetes_cem_anos_de_insulina_di >. Acesso em: 17/06/2024.