O jogo foi pensado para ser utilizado em Centros de Medidas Socioeducativas, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em escolas. O seu objetivo é a conscientização sobre redução de danos, para usuários de drogas. No link 1 se encontram as regras do jogo, o gabarito com respostas e as moedas; no link 2 se encontram o tabuleiro e as fichas com as perguntas. É só imprimir as cartas e recortar para jogar. As fichas são separadas entre efeitos, modo de uso e redução de danos.
Seria importante a presença de um mediador, de preferência um profissional da saúde destas instituições, para conduzir o jogo e informar sobre drogas que não sejam conhecidas pelos jogadores. Já no ambiente escolar, a presença de um professor ou coordenador se faz necessário. Não é preciso um conhecimento prévio para jogar, sendo o intuito que os participantes se informem pelos conteúdos das fichas. As informações contidas nestas foram retiradas da Cartilha FIDDH – Vamos falar sobre redução de danos, do Centro de Convivência É de Lei. Disponível em: https://edelei.org/portfolio/cartilha-fiddh-vamos-falar-sobre-reducao-de-danos/
Trabalho elaborado pelos alunos: Amanda Rienzo, Carolina Campos, Daniela Mucinic, Gabriela Pavloff, Manoela Torres, Rubens Neto, Sofia Mendes e Yasmin Dawa.
Professora: Maria Cecília Roth
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Disciplina: Núcleo 2 – Programa 1: A psicologia e a saúde – pressupostos para a prática profissional do psicólogo
Por patrinutri
Muito importante este material, obrigada por compartilhar. A Redução de Danos é um caminho muto bom para o cuidado em saúde mental. AbraSUS!