O jogo dos dilemas da sexualidade é uma atividade pensada para ser realizada com grupos de adolescentes na média entre 12 e 18 anos. É fundamental destacar, portanto, que essa faixa etária pode ser variável a depender da demanda dos indivíduos participantes, sendo importante que a temática faça parte da vida do sujeito que joga. Desde que o indivíduo já tenha contato com questões da esfera sexual e ainda apresente dúvidas básicas e primárias sobre o tema, o jogo em questão se faz coerente.
A proposta foi pensada a partir da realização de um estágio em psicologia com jovens de um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) que levantaram diversas dúvidas que possuíam a respeito da vida sexual. Nesse sentido, é bastante comum que adolescentes aprendam nas escolas as questões biológicas da sexualidade, que são de suma importância, mas ainda se identifica muitas vezes uma carência e curiosidade extrema a respeito de informações vivenciais e questões práticas desse âmbito. Dessa forma, temáticas como consentimento, orientação sexual, comunicação, prevenção a violência, saúde sexual e canais para se procurar ajuda e informações corretas sobre a vida sexual são os pilares que embasam as discussões trazidas nas cartas desse jogo.
O jogo conta com 17 cartas de perguntas e nele os participantes são convidados a se sentar em círculo, de modo que todos possam se ver, facilitando a comunicação. Em seguida, as 17 cartas são dispostas ao centro da roda, viradas para baixo. Em sentido horário, os participantes vão pegando as cartas e lendo as perguntas em voz alta, de modo que todos na roda possam se escutar e responder à pergunta. Cabe ao profissional ser o mediador deste diálogo.
O projeto foi desenvolvido por um grupo de estudantes do Curso de Graduação em Psicologia na PUC-SP, cursando o Núcleo de Atuação do Psicólogo em Instituições de Saúde e orientados pela professora Ruth Gelehrter da Costa Lopes. Os estudantes responsáveis pelo jogo são: Anna Beatriz Martins Batista, Izabella Pestana, Mariana Pedroza de Sousa, Matheus Saporito, Mirelle Martins Costa, Pietra Vignotto da Cunha, Renata Fonseca e Veronica D’Amore.