INTRODUÇÃO
Leishmaniose é uma doença infecciosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. São parasitas que vivem e se reproduzem no interior dos macrófagos, células do sistema de defesa (sistema imune) do corpo do indivíduo. Os tipos da doença são leishmaniose tegumentar (cutânea) e leishmaniose visceral (calazar). A leishmaniose tegumentar é caracterizada por feridas que aparecem geralmente nas partes expostas da pele, na mucosa nasal, da garganta e da boca. Os órgãos mais acometidos internamente por essa forma da doença, são o baço, a medula óssea e principalmente o fígado, caracterizando portanto a leishmaniose visceral como uma doença sistêmica. Ela tem uma evolução longa, podendo durar de meses até um ano. Os casos mais frequentes acontecem em crianças com até 10 anos.
METODOLOGIA
No dia 08/09/2021, na sala de espera, realizou-se um bate-papo entre os alunos do 3° termo de medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) com os pacientes presentes na ESF Primavera, em Presidente Prudente, SP, com o intuito de conscientiza-los sobre a semana da leishmaniose, e promover a Educação em Saúde . Foi colocado em pauta com os indivíduos, a definição de leishmaniose, seus tipos, seu acometimento na região local, como ocorre a transmissão através dos mosquitos palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha, quais os sinais e sintomas mais comuns presentes na apresentação de cada umas das formas da leishmaniose, como geralmente é feito o diagnóstico, e por fim foram apresentadas as formas de como realizar a prevenção para evitar futuros casos e até possivelmente uma epidemia local.
CONCLUSÃO
Portanto foi realizado esta atividade de Educação em Saúde, trazendo para cada indivíduo informações necessárias sobre a doença leishmaniose, promovendo conscientização e cuidado a população local. Ademais, para que possam com essas informações expandir o conhecimento e promover a saúde na região, diminuindo a incidência da leishmaniose.
REFERÊNCIAS
Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Leishmaniose. 2007. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/leishmaniose-2/>World Health Organization. Leishmaniasis: overview, symptoms, treatment. Dispnível em <https://www.who.int./health-topics/leishmaniasis#tab=tab_1>