LETRAMENTO EM SAÚDE PARA PACIENTES PEDIÁTRICOS E SEUS ACOMPANHANTES

9 votos

 

Maria Regina Mascarenhas Horta. Instituto Nacional de Cardiologia / Ministério da Saúde. Presidente do Comitê de Humanização do INC. E-mail: humanizaçã*@in*.br  e mr*****@in*.br

Fernanda Ker Bretas dos Santos Girls. Vice-presidente do Comitê de Humanização do INC. E-mail: fe***********@in*.br

Viviane Nascimento de Oliveira. Membro do Comitê de Humanização do INC. E – mail: vi**************@in*.br

Ana Paula Lessa Jenné. Professora da Classe Hospitalar do NC. E-mail: an******@ri******.net

Este projeto tem como proposta a criação de jogos e materiais lúdicos para a faixa etária infanto-juvenil e seus familiares, para promover a aprendizagem sobre a anatomia e fisiologia do coração, sobre as cardiopatias congênitas mais comuns, sobre algumas experiências vivenciadas no contexto hospitalar, como também, favorecer o processo de elaboração das experiências vividas com o adoecimento e a hospitalização. Os jogos e os materiais lúdicos a serem produzidos, terão como diretriz proporcionar experiências que simulem situações reais do universo da cardiologia pediátrica, direcionadas às crianças e aos adolescentes cardiopatas e seus familiares, de forma lúdica. Em 24/11/2011 foi aprovado pelo CEP do INC a criação da coletânea Eu Sou o Seu Coração. Venha me Conhecer, com o número 0330/09-05-2011 composta de pequenos livros ilustrados, caracterizados por linguagem lúdica, para a aquisição de conhecimento sobre o coração, o seu adoecimento e os cuidados necessários voltados para crianças e adolescentes cardiopatas e seus familiares.

Em 2022 foi formado o grupo “Lúdico no Contexto Hospitalar”, sendo ampliada as ações voltadas ao letramento em saúde. O primeiro material lúdico produzido pelo grupo e com a colaboração dos pacientes, foi a adaptação de uma boneca tipo bebê, com o tema “coleta de sangue”, nomeada pelas crianças de “Boneca Sanguinho” (patente de Modelo de Utilidade nº BR20 2024 022997 0) e também, o sangue artificial.

 

 

A seguir, para a compreensão da necessidade da coleta de sangue, e da análise do material coletado, foi construído, sempre com a colaboração dos pequenos pacientes um microscópio, e realizada pesquisa dos componentes do sangue e dos possíveis agentes infecciosos, para compor todo o processo de coleta e análise do sangue. Ao mesmo tempo, foi feita uma pesquisa com as crianças sobre o estetoscópio e cada criança pôde construir o seu, utilizando sucata.

 

       

Dando prosseguimento, surge a pergunta: como entender a entrada e a saída do sangue do coração? Assim surgiu a pesquisa sobre a circulação sanguínea e a representação esquemática da circulação sanguínea, da pequena circulação, da grande circulação, como também, sobre o que acontece ao se massagear o coração.

                

Em 2024, o Instituto Nacional de Cardiologia estabeleceu parceria com a Escola de Belas Artes/UFRJ, e dentre as ações acordadas por meio da parceria estabelecida, incluiu-se a continuidade e o desenvolvimento de novos materiais lúdicos propostos pelo grupo, dentre eles, a releitura da coletânea “Eu sou o seu coração. Venha me conhecer”, em processo de conclusão do primeiro livro destinado ao público infantil (até seis anos de idade).

Por meio de maior interatividade com os materiais lúdicos construídos, o estímulo à curiosidade de nossa clientela torna-se mais evidente quanto ao processo de aprendizagem relativo à hospitalização, além de maior oferta aos recursos que possam auxiliar na elaboração subjetiva das vivências do adoecimento, respeitando as singularidades em questão.

Palavras Chave: Humanização; Letramento em saúde; Ludicidade, Mostra HumanizaRIO.

Referencial Teórico:

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília (DF). Senado Federal; 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca_mdhc_2024.pdf. Acesso em 06/10/2025

CARVALHO, Lucas Araújo de. Literacia em Saúde: Conceitos Fundamentais/Lucas Araújo de Carvalho, Luiz Fernando Rodrigues Junior, Tereza Cristina Felippe Guimarães. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cardiologia, 2025

GAZINNELLI, M.F.; GAZINNELLI, A.; REIS, D.C.; et al. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Caderno de   Saúde Pública, vol. 21 nº 1. Rio de Janeiro jan./fev. 2005.

PÉREZ-RAMOS, A.M.Q e OLIVEIRA, V.B. Brincar é Saúde. O lúdico como estratégia preventiva. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2010.

SANTA ROSA, E. Quando brincar é dizer. Rio de Janeiro: Contracapa, 1999.