Longitudinalidade na Estratégia Saúde da Família. O olhar de um estudante de Medicina.

11 votos

A efetividade do Sistema Único de Saúde está ligada à atenção primária em saúde (APS) com foco na garantia de melhoras nas condições de saúde da comunidade. Sistemas de Saúde organizados a partir da Atenção Primária apresentam taxas de incidência de doenças e de internações reduzidas, com menores taxas de mortalidade precoce por causas evitáveis.

Também podemos perceber menores custos, dando mais a quem mais precisa na oferta de serviços, colocando em prática o Princípio da Equidade do SUS.

Para a autora Bárbara Starfield, a atenção primária é diferente dos outros níveis de assistência. Ela apresenta alguns atributos que a diferenciam, como: atenção no primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação.

Esses atributos devem estruturar a construção do cuidado na ESF, podendo servir como instrumentos para avaliação da qualidade dos serviços de Saúde prestados em uma determinada localidade.

Por exemplo, a longitudinalidade pode ser considerada muito importante na APS e pode ser entendida como o acompanhamento do usuário SUS ao longo do tempo pela equipe interprofissional da ESF.

De acordo com as varias queixas trazidas pelo cliente e as várias doenças e também os cuidados preventivos prestados pelo serviço.

Quando a equipe da ESF acompanha o usuário SUS ela desenvolve uma relação de respeito e confiança para com ele e com sua família.

Esse processo terapêutico envolve responsabilidade por parte dos profissionais de saúde que buscam desenvolver a autonomia do usuário SUS, a cada encontro.

Quando as equipes utilizam a Longitudinalidade, o atendimento costuma resultar em diagnósticos e tratamentos mais eficientes e ainda ocorre a diminuição de encaminhamentos não necessários para os especialistas e para a realização de exames e procedimentos invasivos.

As ESFs que utilizam a Longitudinalidade como atributo da APS têm melhores resultados em relação ao cuidado integral do usuário SUS.

Referências:
Longitudinalidade/continuidade do cuidado: identificando
dimensões e variáveis para a avaliação da Atenção Primária
no contexto do sistema público de saúde brasileiro.
Disponível em:

https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=http://www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/resource/353705&ved=2ahUKEwi4vKLgsLwAhVGH7kGHVAqDaQQFjAAegQIAxAC&usg=AOvVaw1U9DYdgZQWe0cZ-HZYfr0o
Acesso em 24 05 2021, às 10h 42min.