Longas filas de espera no SUS
Existem várias razões para a demora no atendimento no SUS, e um deles que já conhecemos é a superlotação dos hospitais. Outra questão que também interfere nessa demora é a falta de médicos suficientes para suprir a demanda existente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se cerca de 17,6 médicos para cada 10 mil habitantes. Essas questões podem ser melhoradas com uma maior atenção na gestão, bem como um investimento maior nos planos de carreira dos médicos para que se tenha um maior interesse por parte deles nas regiões mais precárias. Outra opção de investimento é a teleconsulta e atendimento a distância para que o paciente não tenha que percorrer até o local de atendimento e nem aguarde por longos períodos nas filas do SUS.
Por Sérgio Aragaki
Caroline,
Concordo com você, mas acho super importante lembrar que a saúde não se faz só de profissionais da Medicina. E que a formação precisa ser considerando a determinação social da saúde, que se paute em uma ampliação da clínica (ou seja, que não seja uma clínica reduzida e/ou degradada, tal como nos aponta o prof. Gastão Wagner S. Campos).
Também é fundamental lembrar de que não basta ter mais profissionais se não há condições dignas de trabalho, de formação continuada e permanente.
Por outro lado, é sabido que é necessário intervir antes dos adoecimentos. Assim, fortalecer a Atenção Básica/Primária, as práticas de promoção à saúde e prevenção às doenças certamente ajudariam muito a diminuir as filas, a necessidade de consultas especializadas.
A mudança nas práticas de quem se atende (por exemplo: por demanda ou por necessidade?); como se atende (por exemplo: consulta individual ou familiar ou de grupos?) também interfere na produção de filas, de atendimentos e da própria resolubilidade em saúde.
A saúde é muito complexa. E não pode ser produto, mercadoria, concorda? E saber que antes mesmo (e ainda hoje!) há tantos interesses contrários à saúde de qualidade, a um SUS de qualidade!!!
Mas seguimos na Luta. E é bom saber que vc está conosco aqui na RHS para fortalecermos as melhorias nas práticas de formação, gestão e atenção no SUS.
AbraSUS!