VIII Mostra Estadual de Humanização de Santa Catarina uma realização!
Hoje realizamos a VIII Mostra Estadual de Humanização em Santa Catarina.
A realização da Mostra faz parte do planejamento anual do Colegiado Gestor de Humanização em Santa Catarina, que nesta edição contou com a contribuição do grupo de Formação e Intervenção em Humanização construído e conduzido com a parceria de Patrícia de Souza Campos Silva (Apoiadora de Humanização), visando destacar as experiências de inclusão de gestores, trabalhadores e usuários nas práticas de formação, gestão e atenção dos serviços de saúde do Estado.
Esta foi uma iniciativa da Escola de Saúde Pública – Secretaria de Estado da Saúde – Superintendência de Planejamento em Saúde – Diretoria de Educação Permanente em Saúde.
A Mostra de experiências de humanização tem confirmado anualmente que é possível criar novas possibilidades de ações promovendo a qualidade na gestão e no cuidado do SUS tendo como base políticas públicas que perpassam governos e gestores.
Os trabalhos apresentados nesta Mostra HumanizaSUS farão parte de um documento de construção coletiva, com o objetivo de retratar um panorama das ações em atuação neste momento, a ser publicado na página da Secretaria de Estado da Saúde e ESP-SC.
Nesta 8ª Edição contamos com a participação de: 14 municípios diferentes, representantes de todas as regiões do Estado.
Serviços de saúde: desde secretarias municipais nos âmbitos da atenção primária e secundária, bem como, diversos serviços públicos hospitalares e Samu. Também foram expostas experiências aplicadas como formação e qualificação em saúde de diversas universidades e escolas técnicas do estado, que acabam por retratar aspectos de algumas instituições públicas, filantrópicas e privadas, atuantes no SUS.
Tivemos hoje majoritariamente experiências desenvolvidas e aplicadas por profissionais de saúde, sem esquecermos que são apoiados por seus gestores e com a contribuição dos usuários. Esta representatividade também se reflete nos participantes desta Mostra. A maior parte trouxe seus trabalhos para compartilhar, temos poucos que são apenas plateia, mas sabemos, por nossas experiências anteriores, que foram protagonistas, não só no debate, como no compartilhamento de experiências, que pelas mais diversas razões não se inscreveram para este momento.
Assim, o debate foi rico e caloroso. Uma verdadeira roda multiprofissional, e plurifuncional, ou seja, inclusão dos diversos sujeitos envolvidos no processo de saúde coletiva no Estado, assim como preconiza a Política Nacional de Humanização.
A maior parte dos participantes soube da Mostra através de divulgação por email, dado este muito relevante para que possamos ativar a divulgação de nossos outros eventos também por este canal.
Sabemos também através dos dados coletados no momento da inscrição que a maioria é conhecedora da Política Nacional de Humanização, carinhosamente chamada de PNH. Isto nos coloca um desafio de ampliar, cada vez mais, nossa oferta para um público que ainda não conhece esta importante política pública para o SUS. E divulgar estas maravilhosas experiências que foram apresentadas hoje na 8ºMostra.
Por outro lado, tivemos muitos colegas participando pela primeira vez neste espaço. O que nos deixou imensamente felizes por estarmos ampliando o leque de participantes e reforçando o coletivo ampliado da humanização no estado.
Fazer uma história viva do SUS é contá-la a partir da imersão daqueles que estão conectados com as forças reais presentes nos territórios de cuidado. Ampliar o acesso a estas histórias e compartilhá-las por todo o Brasil com trabalhadores, gestores e usuários do SUS é produzir saúde coletiva, empoderar e dar visibilidade a experiências que constroem de fato a saúde pública brasileira.
VIII Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina “HumanizaSUS na contemporaneidade” e os Eixos temáticos: Valorização do Trabalho e do Trabalhador e Direitos do Usuário e participação Social contou com a fala de abertura do Prof. Dr Sérgio Aragaki, Psicólogo e Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. O Doutor Sergio foi também Consultor da Política Nacional de Humanização, como referência para Estados do Nordeste e segue no apoio das atividades de humanização em Alagoas. Segue também atuante na formação de novos apoiadores de humanização através de sua atuação na universidade e também pela Rede HumanizaSUS.
Os participantes desta mostra foram em muitos momentos provocados a compartilhar os trabalhos apresentados com este coletivo virtual, uma vez que entendemos este um espaço potente não só de divulgação das ações realizadas em Santa Catarina, como também um espaço de possibilidade de trocas com vivências no SUS por todo o Brasil.
Que venha a IX Mostra estadual de Humanização em Santa Catarina, seguimos na caminhada em favor da humanização no SUS.