Nos dias 13 e 14 de Março, a gerência do Projeto Cuida Amapá/ Humanização do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) em parceria com NEPS , realizou programação especial alusiva ao dia Internacional da mulher para servidoras, com destaque aos cuidados com a saúde física e emocional.
Como parte da programação aconteceram palestras com a delegada da DCCM,
Sandra Dantas “contextualizando o Feminicídio no Amapá”, a Sra Patricia Palheta (Coordenadora Geral do CAMUF) apresentando os serviços oferecidos na rede de apoio a Mulher e também palestra motivacional com a Coach Angela Guimarães. A equipe distribuiu flores as pacientes e servidoras da unidade acompanhadas pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá .
A técnica em enfermagem do HCAL, Cleide dos Santos, que participou da palestra, afirma que o tema foi de grande relevância, pois ela pôde esclarecer muitas dúvidas a respeito do feminicídio, principalmente, com relação ao atendimento de pacientes vítimas de violência doméstica e, as formas que se pode orientá-las a fazer uma denúncia.
“Eu não tinha uma visão de como orientar ou identificar uma mulher vítima de violência doméstica, agora sei que às vezes, uma simples palavra muda tudo. Em muitos casos cometemos a falha de achar que esse trabalho cabe apenas à polícia. Mas, orientar uma vítima a denunciar e procurar as medidas necessárias é um dever de todos que desejam diminuir [os índices] desse crime”, ressalta Cleide.
Por Fabiana Leite
Parabéns pela programação!