A música terapêutica é capaz de trazer muitos benefícios ao paciente, como redução da ansiedade e da irritabilidade, aumento da memória, reintegração social, dentre outras. A música auxilia na adesão do paciente ao tratamento, e facilita o diálogo grupal. É perceptível que a música promove uma sensação de bem-estar, e ajuda-o no autoconhecimento, contribuindo para elevação da auto-estima.

             A profissional ao utilizar a música para os propósitos que estabelece, procura escolhê- las de acordo com o gosto de seus pacientes, pois sua utilização pode ser de maneira livre, sem vínculo com áreas específicas, e voltada exclusivamente à sua audição, já que músicas escolhidas para diferentes finalidades específicas dizem respeito a áreas e profissionais específicos,como por exemplo, a musicoterapia.

A música como terapia, vem percorrendo os corredores de um hospital público de refência em urgência e emergência traumatologia do estado do Ceara, Fortaleza. O projeto surgiu através da necessidade de contribuir de forma coadjuvante com equipe multidisciplinar.