Na Bahia, Hospital Materno-Infantil lança revista comemorativa pelos quatro anos de atuação
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, obra do Governo do Estado e administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), celebra seus quatro anos de existência com o lançamento de uma revista especial que documenta a trajetória da unidade desde sua inauguração, em dezembro de 2021.
A publicação, intitulada Mainha, forma carinhosa e regional de se referir à mãe, muito comum na Bahia, é um registro histórico e emocionante do impacto que o hospital, que abriga a única maternidade 100% SUS da região, tem gerado no interior da Bahia.
Acesse o formato eletrônico pelo link https://online.fliphtml5.com/rnbli/xmic/

Diretores comemoram publicação
Histórias e vidas
A revista foi cuidadosamente elaborada para apresentar ao público não apenas os números de sucesso, mas também as histórias humanas por trás do serviço. Ela está dividida em seções que abrangem os principais pilares do HMIJS: humanização e acolhimento.
A seção principal foca na excelência dos serviços e nas práticas de parto humanizado. Traz relatos emocionantes de mães que tiveram seus bebês no hospital, destacando a liberdade de escolha e o ambiente acolhedor.
Vitrine de boas práticas
Produzida pela assessoria de imprensa da FESF-SUS, a revista será distribuída gratuitamente em formato digital e impressa para autoridades e representantes dos municípios atendidos pela instituição, servindo como uma vitrine de boas práticas para a saúde pública.
Traz depoimentos marcantes da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana; do diretor-geral da FESF-SUS, Bruno Guimarães; e da diretora-geral da unidade, Domilene Borges. “Esta revista celebra uma história construída com afeto, competência e resultados concretos”, destaca Roberta Santana. Bruno Guimarães lembra que o perfil hospital-escola já proporcionou formação integral, onde a teoria se encontra com a realidade da saúde pública, para mais de 1.300 estudantes de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Biomedicina e outras áreas técnicas.

“O lançamento desta revista não é apenas uma celebração dos quatro anos, mas a reafirmação do compromisso do Hospital Dr. Joaquim Sampaio em ser a casa da vida e o farol do cuidado materno-infantil no sul da Bahia”, assegura Domilene Borges.
Referência
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, incluindo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de cuidados semi-intensivos, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade é referência regional em atendimento a partos de risco, gestação de alto risco, cuidados intensivos e intermediários neonatais e cuidados intensivos e clínicos infantis. É o único hospital habilitado na Bahia para o atendimento aos Povos Indígenas. Funciona 24 horas por dia e atende tanto demandas espontâneas quanto referenciadas pela rede primária de saúde.