“Novembro Azul” numa Unidade de Recuperação de Adictos pertencente à ESF Rural no interior de SP
A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) insere os estudantes de Graduação em Medicina, a partir do internato, em três Estratégias Saúde da Familia (ESFs) localizadas na Zona Rural, no distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado e no Distrito de Montalvão, em Presidente Prudente.
Os Preceptores Médicos utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimular a criação de Planos de Ação relacionados às Necessidades de Saúde da população que reside nos territórios das ESFs Rurais.
Um dos Planos de Ação, desenvolvido pelos acadêmicos, esteve relacionado à Promoção da Saúde do Homem, na Campanha do Novembro Azul, realizada no segundo semestre de 2019, em uma Casa de Recuperação para Dependentes de Álcool e Drogas, localizada na zona rural de Álvares Machado. Acadêmicos organizaram uma Roda de Conversa com os internos, com foco na criação de ambientes saudáveis. Explicaram sobre as principais doenças que acometem a população masculina e sobre as possibilidades de prevenção das afecções, de acordo com a Epidemiologia local.
Após a realização da Roda de Conversa, os Preceptores utilizaram o Arco de Maguerez para estimular Reflexões na Ação. Acadêmicos consideraram que o consumo de substâncias psicoativas esteve presente em toda a história da humanidade, tendo passado por modificações no decorrer do tempo. Podemos observar que o consumo de substâncias psicoativas se transformou em um problema de saúde e também de segurança públicas. Esses problemas aconteceram de maneira concomitante com os avanços científicos da indústria química, da medicina e da farmacologia.
Os acadêmicos, juntamente com os preceptores, realizam a atenção à saúde dos moradores da unidade terapêutica seguindo o “Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Drogas”, publicado pelo Ministério da Saúde, com ênfase no acolhimento ao paciente. Preceptores consideraram que a toxicomania pode ser entendida como uma situação na qual domina uma forma específica de comportamento: que recorre a meios artificiais, os tóxicos ou as drogas, utilizadas tanto para a negação dos sofrimentos quanto para a busca de prazeres.
Acadêmicos também consideraram que as condutas de risco mais comuns entre os homens são consumo de drogas legais e ilegais, envolvimento em situações de violência, alimentação inadequada, níveis insuficientes de atividade física e condutas sexuais desprotegidas.
Estudantes entenderam que Ações de Educação em Saúde podem impactar de maneira positiva na qualidade de vida da população masculina moradora no território adscrito à ESF Rural, no interior de SP. Os participantes consideraram como positiva a aplicação do Plano de Ação relacionado à aplicação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, em uma ESF Rural localizada no interior paulista.
Referências:
Associação entre as condutas de risco do uso de álcool e sexo desprotegido em adolescentes numa cidade do Sul do Brasil.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielosp.org/article/csc/2018.v23n1/303-314/&ved=2ahUKEwjQnO7y_qvmAhVqHrkGHTcmBV0QFjACegQIAxAB&usg=AOvVaw1mH0AJmVMi3gMUDA3n1qfI
Acesso em 10 12 2019 às 18h 18min.
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns ao Professor Gabriel por conseguir ensinar Estudantes Médicos a aplicar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em uma ESF Rural, no interior de SP !