NOVEMBRO ROXO NA MATERNIDADE ESCOLA SANTA MÔNICA: Chá do Bem Comum e Passeio Cantante
Novembro é considerado o mês Mundial de Conscientização sobre a Prematuridade, simbolizado pela cor roxa, tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade.
A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), referência em Alagoas no atendimento às gestantes e neon
atos de alto risco, criou uma programação exclusiva para estimular a discussão sobre o tema e orientar profissionais e usuárias sobre os cuidados necessários ao desenvolvimento do bebê prematuro.
Entre as ações em alusão ao novembro roxo tivemos, no dia 14 de novembro, o “Passeio Cantante”, com a cantora Nathália Marinho (voluntária) acompanhada por profissionais da instituição e pelas mães com seus bebês na posição do Método Canguru.
Elas percorreram toda a maternidade passando pela recepção, pré-parto, enfermarias, UTI e UCI (convencional), para mostrar para todas as mulheres hospitalizadas que podem contar com o serviço especializado da MESM e com um método de Humanização ao recém-nascido de baixo peso, o Método Canguru.
Ao final do passeio, a equipe da UCINCa, organizou um “Chá do Bem Comum” para as usuárias com o intuito de promover um momento de descontração e uma roda de conversa sobre assuntos referentes à prematuridade e ao cotidiano das mães com bebês prematuros.
A terapeuta o Katiúscia Vianna explica, “cada encontro com as mães dos bebês prematuros é muito importante para o cuidado e a recuperação. Além disso, as orientações serão úteis, especialmente, após a alta hospitalar, quando os pais e a família vão precisar desse conhecimento”.
Para a enfermeira Rilvany de Carvalho Farias “a experiência é muito gratificante, tanto para as mães como para nós profissionais que temos uma alegria em viver essa assistência humanizada.”
Confiram o vídeo com a enfermeira Rilvany de Carvalho Farias. Vídeo Passeio Catante
Leopoldina da Graça Correia
Apoiadora Institucional
Assessora da PNH
Maternidade Escola Santa Mônica