Números de 2025 demonstram a importância do HMIJS, única maternidade 100 por cento SUS do sul da BA

7 votos

Durante o ano passado, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), realizou 3.078 partos, o que dá uma média de 256 partos por mês, oito por dia. Única maternidade 100 por cento SUS da região sul da Bahia, o HMIJS registra mais de 12 mil nascimentos desde a sua inauguração, que ocorreu em dezembro de 2021.

A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Além disso, a unidade pediátrica conta com 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que são 100% regulados. Além da realização de partos e da internação, o hospital oferta atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia.

Leitos de UTI

Outra marca importante da unidade está na capacidade de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até quatro anos atrás, o município, um dos mais importantes da Bahia, não disponibilizava sequer de um só leito com o perfil intensivista. Os recém-nascidos que necessitassem de internação em UTI Neonatal eram transferidos para outras cidades do interior ou capital, Salvador.

Isso, finalmente, acabou. Somente em 2025, 343 RNs foram beneficiados pelo equipamento, perfazendo um total de 1.456 RNs internados na UTI Neonatal desde a inauguração da unidade, com a presença permanente dos pais no hospital. “Trata-se de uma mudança radical no perfil da saúde pública neonatal da região, graças à sensibilidade e aos investimentos feitos pelo Governo da Bahia para Ilhéus e a região de Valença”, destaca a diretora-geral, Domilene Borges.

Números impressionam

Desde dezembro de 2021, o Materno-Infantil de Ilhéus promoveu quase 29 mil internações, mais de 80 mil atendimentos, realizou mais de 253 mil exames de imagens e laboratoriais e aplicou 23 mil doses de vacina beira-leito (antes da alta médica) nos recém-nascidos. Também conquistou a confiança e o direito do Ministério da Saúde para ser a única unidade hospitalar do estado especializada ao atendimento aos povos indígenas.

Referência

Com perfil hospital-escola, o HMIJS funciona como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. O Materno-Infantil de Ilhéus tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.