O dispositivo da ARTE como complemento do cuidado. PICs nos grupos de promoção á saúde

10 votos

Arteterapia no processo de cuidado à introdução das Práticas Integrativas e Complementares  (PICs) nos Grupos de Promoção à Saúde  de Adultos e Crianças na Clínica Universitária de Educação e saúde (CURES) Univates – RS

O ateliê terapêutico trouxe como foco o processo criativo – no fazer ou na análise de uma simbologia – a arte como recurso terapêutico a favor da saúde. Na atividade os usuários puderam expressar suas transformações físicas, sociais e emocionais.

 

O encontro foi o combustível para o grupo valorizar o olhar interno e ir além, ampliando os olhares e ações de cuidado. A Arteterapia possui uma visão ampliada, percebendo o indivíduo de forma integral (corpo, mente e espírito).

 

Na arte encontra-se expresso um misto de sentimentos, como medo, insegurança, angústias, alegrias, etc. E tudo isso pode ser trazido para a consciência, sem barreiras, na forma de expressões de imagens, gestos ou sensações.

Estudantes: ESTEFFANY LEMES MATOS, GABRIEL SCHEIDE, HELENA LUISA DUMKE, JEFERSON CAMARGO, RAIANE LAISE KOHL,  BRUNA EIDELWEIN E AMANDA FRANCINE BAYER.

Supervisora: SIMONE KOCHHANN