O que é REDE? (“narrativas” recolhidas do Facebook ao longo do tempo)

10 votos

“REDE é uma estrutura de interconexão instável, composta de elementos em interação, e cuja variabilidade obedece a alguma regra de funcionamento” – Pierre Musso (do livro Tramas da Rede) (2004)

Acho que esta é a melhor definição de REDE. Pierre Musso desdobra esta definição colocando que a estrutura (os nós e suas ligações) está representada num modelo tridimensional e estes nós e ligações (interações) são instáveis no tempo.
Entretanto, esta instabilidade no tempo e no espaço, que modifica constantemente a sua estrutura, obedecem a algumas regras de funcionamento.
Creio que estas regras são os padrões, que vão sendo formados em acordos tácitos e normativos. (2013)

Estes acordos tácitos e normativos seriam concretizados numa plataforma digital cooperativa. (2025)

Ao pensar na REDE SUS temos alguns padrões que são mantidos, e que são os princípios do SUS desde1988: INTEGRALIDADE, UNIVERSALIDADE, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL.

Vivemos um momento decisivo na Saúde Digital: a organização “em rede” do SUS, nas linhas de cuidados interativas de plataformas cooperativas sendo substituídas por uma lógica da demanda do mercado, baseada no consumo de tecnologias cada vez mais sofisticadas e mais caras.

Assim como o meio-ambiente, o SUS poderá ser destruído se a lógica do cuidado for substituída pela lógica do consumo desenfreado do mercado.

Saúde não é mercadoria. Saúde é cuidado.

Cuidado não se faz com Inteligência Artificial, mas com Inteligência Coletiva.

Vamos fazer REDES DE SAÚDE, não SISTEMAS DE DOENÇAS.

É mais barato! É mais racional!