O radinho da alta é uma história que você precisa conhecer.
A jornalista da GZH, Larissa Roso, conseguiu trazer para o público uma reportagem surpreendente sobre a pandemia: as histórias do “radinho da alta”, amuleto no CTI covid-19 do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Junto com o fotógrafo André Ávila, correram riscos, se expuseram à rotina de uma CTI, e mostraram um SUS que muitas vezes não é revelado.
Quem teve a ideia de trazer o primeiro radinho para ajudar os pacientes na CTI foi a enfermeira Isis Marques Severo. O radinho a havia auxiliado em um momento desafiador da vida, e , com esse mesmo pensamento, ela teve o desprendimento de oferecer o mesmo aos pacientes via sofrer diariamente, isolados de tudo e de quase todos. O que Isis fez foi apostar no poder de uma tecnologia leve em saúde.
Essa história é tão especial porque nela cabem muitas histórias, pois assim como a pandemia se propaga em rede, a solidariedade também.
Quem sabe agora, a partir da sensibilidade da jornalista Larissa Roso em trazer ao público uma iniciativa sensacional feita por uma profissional do SUS, outras CTIs também se inspirem, tendo seus radinhos de alta para conectar à vida pacientes que estão lutando por ela.
Viva o SUS e seus profissionais. Isis, tu nos orgulha. Teus colegas também.
E Larissa, obrigada por revelar as histórias de um SUS como ninguém.
Leia a reportagem:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/02/as-historias-do-radinho-da-alta-amuleto-no-cti-covid-19-do-hospital-de-clinicas-de-porto-alegre-ckkpnvqmw0046017wpdorgr8w.html
Veja a reação de um paciente:
https://www.instagram.com/p/CPWUO9HArKH/?utm_medium=copy_link
Por Emilia Alves de Sousa
Linda iniciativa! Precisamos de mais radinho da alta espalhados pelas unidades de saúde para melhorar o humor e elevar a autoestima das pessoas hospitalizadas.