O artigo lido, apresenta as estratégias e cuidados utilizados por agente de saúde no trato com pessoal que fazem o uso de drogas e álcool. foi feita uma pesquisa-intervenção que buscou identificar as demandas em saúde mental presentes no cotidiano dos trabalhadores da área de saúde (ACS). a partir dai propor uma estratégia de formação em torno dessa temática.
Buscou-se desenvolver um modulo da formação sobre o uso do álcool e demais drogas, com o agente comunitário de saúde. foi criado um espaço de escuta e de acolhimento das experiências de trabalhadores da área, possibilitando a eles compartilharem problemas cotidianos comuns e, ao mesmo tempo, redirecionar a forma muitas vezes estériotipada que configurava a realização do seu trabalho com essa parte da população.
A partir do artigo comentado a cima foi possível ver a grande dificuldade encontrada pelos ACS no lidar com dependentes, fazendo necessário pesquisas e discussões sobre esse assunto. Esses encontras falados são de extrema importãncia por que expõe problemas e ideias para uma melhor conduta do ACS com pacientes dependentes.
Por Emilia Alves de Sousa
Importantes movimentos para o fortalecimento e qualificação da saúde mental. Fiquei curiosa para conhecer os dados da pesquisa-intervenção que buscou identificar as demandas em saúde mental, bem como, as dificuldades discutidas pelos ACS para lidar com os dependentes de álcool. Dava para compartilhar o artigo aqui, ou pelo menos, um resumo?
Seja muito benvindo à Rede HumanizaSUS , e continue conosco aquecendo o debate sobre o SUS aqui na rede!
AbraSUS!
Emília