Ontem, 29 de maio de 2019, fizemos mais uma oficina para conhecimento e compartilhamento de informações da/na Rede HumanizaSUS.
Participaram trabalhadoras de diversos serviços de saúde de Alagoas, atuantes na gestão, na atenção e na formação em saúde.
Trabalhamos a importância da RHS como estratégia de divulgação e fortalecimento do “SUS que dá certo”, ressaltando os princípios e o método da tríplice inclusão, bases da Política Nacional de Humanização do SUS.
Lembramos do texto de Regina Benevides e Eduardo Passos, “Humanização da Saúde: um novo modismo?”, usando um exemplo trazido por uma cursista (que em breve estará na RHS), de como uma ação que poderia ser pontual, assistencialista, benevolente, pode se transformar em potente momento de conversas com troca de experiências, empoderamento, fortalecimento de protagonismo e autonomia de mulheres.
Conversamos também sobre a importância de desnaturalização/desfamiliarização de acontecimentos cotidianos e banalizados que acontecem no cotidiano da saúde, que comumente são tratados de forma a culpabilizar pessoas pelas dificuldades em produzir saúde, questionando essas práticas e buscando ressituá-las na construção histórica e social que a geraram, aprofundando e complexificando as análises, podendo produzir outros modos de entender e trabalhar.
Na sequência foram sendo trabalhadas as dúvidas e dificuldades de cada participante, com a colaboração de membros da equipe executora (com destaque para Sandra e Aline) e o inestimável apoio da cuidadora da RHS Patricia, que responde pela alcunha de “Patrinutri”.
Continuamos juntxs na luta e defesa do SUS e da Vida!
Por Raphael Henrique Travia
Olá Sérgio!
Parabéns pela Oficina, pelo que vejo foi um sucesso!
E Parabéns para a Patrícia também que estava cuidando desta ação ” do lado de dentro” da Rede.
AbraSUS