O encerramento de 2019 do Grupo Onco +Vida do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé teve muito mais que apoio aos pacientes em tratamento oncológico. Roda de conversa, Papai Noel, quatro altas da quimioterapia, festa, música, abraços, bolo e até confete de papel para marcar o badalar do sino da cura foram os destaques do encontro desta terça-feira, 17.
A manhã iniciou com apresentação musical seguida de roda de conversa com pacientes em tratamento de quimioterapia. Todos relataram suas experiências e as formas como enfrentam o câncer com o objetivo de motivar os colegas em tratamento ou os que estão iniciando a fase.
Por falar em motivação, alegria e emoção não faltaram neste encontro. As altas de quimioterapia contaram com muitos aplausos, festa e até confete de papel para registrar o toque do sino. Adriane Pinheiro de Avila Glienke, 37 ano, de Maravilha, trouxe a família para festejar a alta. “Minha família sempre esteve comigo e é muito bom poder comemorar o fim desta etapa”, afirma.
José Tercilo Marques de Castro, 76 anos, de Modelo, também tocou o sino, juntamente com a Malene Glienke Krieser, 60 anos, de Maravilha e Roseli Aparecida Wais da Silva, 53 anos, de São Miguel do Oeste. Para fechar com chave de ouro, o encontro ainda contou com a interpretação da música “Aleluia” pela enfermeira, Daniela Festa e do Papai Noel que distribuiu lembrança aos pacientes da quimioterapia.
O Grupo Onco +Vida completou um ano de atividades neste mês de dezembro. O objetivo dos encontros é integrar os pacientes e repassar informações por meio da equipe multidisciplinar. “A ideia tem ganhado força e o número de pessoas participando das reuniões só aumenta. A motivação não é apenas para eles. Nós também saímos daqui com uma vontade ainda maior de viver e ajudar as pessoas”, afirma a gerente de enfermagem, Márcia Dreher.