“Outubro Rosa” como recurso para ensinar Intersetorialidade para acadêmicos de medicina

7 votos

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, denominado “Outubro Rosa”, foi criado a partir da década de 1990. O símbolo utilizado para prevenção ao câncer de mama é um laço cor-de-rosa.
A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente (FAMEPP), por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP), insere os Acadêmicos da Graduação em Medicina em 10 Estratégias Saúde da Família (ESFs), como membros das Equipes Interprofissionais. Essa inserção ocorre por meio de uma parceria Ensino/Serviço, firmada entre a Unoeste e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente.
As Docentes do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizam Metodologias Ativas como a Problematização para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação, criado pelos futuros médicos, esteve relacionado a colocar em prática o “Princípio da Intersetorialidade”, na Campanha do “Outubro Rosa” no CRAS do “Jardim Cambuci”, em Presidente Prudente, SP.
Após a realização do Plano de Ação, a Facilitadora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular a “Reflexão na Ação”. Os Estudantes consideraram que o período destinado ao “Outubro Rosa” é celebrado no Brasil e no exterior, com o objetivo de compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. A ideia é contribuir para a reduzir a incidência e da mortalidade por essas doenças.
A Facilitadora complementou, explicando que a intersetorialidade é muito importante na Estratégia Saúde da Família, pois o “fazer saúde” não se consegue sozinho. Para desenvolvermos a “promoção da saúde” e “prevenção de doenças”, é necessário envolvermos outras secretarias, outros espaços, outros setores. Esse envolvimento leva em consideração os “Determinantes Sociais” do “processo saúde-doença”.
Estudantes consideraram que o evento relacionado ao “Outubro Rosa”, realizado junto ao Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) do Jardim Cambuci, com apoio do “PAPP/FAMEPP/UNOESTE” tem o objetivo de proporcionar à comunidade universitária, um dia de compartilhamento de informações, ações de prevenção e práticas integrativas. Essas ações fortalecem as recomendações do “Ministério da Saúde” para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama e câncer do colo de útero.
A Docente complementou, explicando que o Evento do “Outubro Rosa de 2023”, denominado: “Prevenção e promoção da saúde como ato de amor” foi realizado em Outubro desse ano, contando com apresentações discentes, em pequenos grupos, com as mulheres da comunidade local e trabalhadoras do CRAS, além do convite para coleta do exame “Papanicolau” e exame de mamas, que aconteceu no sábado da mesma semana com café da manhã para as participantes, onde os discentes sob supervisão docente puderam realizar a coleta e o exame das mamas. A ação de “Educação Popular em Saúde, trouxe também temas relacionados ao câncer ginecológico, ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no câncer de mama, bem como importância da vacinação contra HPV, uso de preservativos nas relações sexuais e onde encontrar apoio em caso de câncer.
Os participantes consideraram como positiva a Ação de Promoção à Saúde, com foco na Intersetorialidade, realizada no CRAS Jardim Cambuci, no interior de SP.

Referência:
Perspectivas da intersetorialidade no cotidiano da Atenção Primária à Saúde no Brasil:
uma reflexão teórica.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/9834/8746/135089&ved=2ahUKEwjClrLVmcGCAxXwrpUCHRcAAzMQFnoECCAQAQ&usg=AOvVaw2mrdRmkaOud-TYayqu_H5e
Acesso em 13 11 2023, às 10h 30min.