Orientação sobre o trabalho em grupo realizado pelo NASF em uma UBS de São Paulo
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional!, do 4° ano do Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde -PUC-SP.
Foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar uma demanda apresentada por uma equipe de NASF de uma Unidade Básica de Saúde com Programa Saúde da Família da cidade de São Paulo em que os alunos fizeram estágio durante um semestre letivo. A demanda apresentada se tratava do esclarecimento, tanto para funcionários, como para funcionários da UBS, de que as técnicas terapêuticas realizadas em grupo não só são efetivas, mas como uma escolha estratégica da atenção básica que visa o fortalecimento dos vínculos comunitários e pressupõe que o estado de adoecimento está inserido em todo um contexto social que o produz.
Por Emilia Alves de Sousa
Sem dúvida, o trabalho em grupo além de fortalecer os vínculos afetivos ativa a inteligência coletiva e amplia a possibilidade de dar certo.
Fiquei curiosa para saber que método foi trabalhado para abrir essa discussão na UBS. Roda de conversa, oficina ou outro?
Valeu pelo relato Letícia!
AbraSUS!
Emília