Aqui listamos (ordem alfabética) algumas das redes e sites de canais importantes para quem quer acessar conteúdo relevante e comprometido com a construção e aprimoramento do SUS! Se o seu coletivo, site, comunidade, projeto não está nesta lista, nos avise, que incluímos. (Para acessar basta clicar na imagem).
A Abrasco foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil. Sua forte participação na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 17 a 21 de março de 1986, estabeleceu sua postura intransigente de defesa da proposta ali consagrada do Sistema Único de Saúde – SUS, aprovada na Constituição de 1988. A Associação apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas e realiza os maiores congressos da área na América Latina, congregando mais de 7.500 congressistas em um único evento. Em atividades internacionais, como no XI Congresso Mundial de Saúde Pública, realizado no Rio de Janeiro em parceria com Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), em 2006, o público presente ultrapassou a marca de 12 mil participantes. Ao longo de sua atividade, a Abrasco participou e segue presente em diversos espaços de representação social, como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), e fóruns de Ciência e Tecnologia, mantendo voz ativa na formulação e no monitoramento das políticas públicas de saúde, de educação e de ciência e tecnologia.
Associação Paulista de Saúde Pública – A APSP, fundada em 15 de dezembro de 1972, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida pela contribuição de seus associados e por recursos gerados pelos eventos que promove. Representa os profissionais que atuam no campo da Saúde Pública e tem como finalidades principais: promover o debate e posicionar-se sobre os problemas de saúde e a organização e funcionamento dos serviços; promover e estimular a formação e o aperfeiçoamento profissional no campo da Saúde Pública; congregar os profissionais do campo da saúde pública na defesa de seus direitos e orientar do ponto de vista deontológico as atividades relacionadas com a área; prestar assessoria dentro de suas finalidades.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVASUS é uma plataforma de aprendizagem desenvolvida para oferta de cursos a distância aos profissionais e alunos da área da saúde. Os módulos dos cursos são elaborados a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm objetivo de qualificar a formação de profissionais e trabalhadores da Saúde. Nessa perspectiva, o Departamento de Gestão da Educação em Saúde – DEGES, do Ministério da Saúde, de forma a apoiar estados e municípios no processo de formação dos agentes de saúde, elaborou conteúdos completos para os cursos introdutórios e os disponibiliza a todos os interessados no AVASUS.
Acesse os cursos no AVASUS e inscreva-se!
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde é uma entidade nacional criada em 1976, cuja missão histórica é a luta pela democratização da sociedade e a defesa dos direitos sociais, em particular o direito universal à saúde. Como espaço plural suprapartidário, o Cebes reúne ativistas, lideranças, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes. Mais do que isso, articula e participa de frentes e alianças com diversos movimentos sociais, grupos e entidades da sociedade civil. Em conjunto com outras entidades parceiras na luta pela saúde, o Cebes forma o movimento da reforma sanitária brasileira, e produz e divulga informações, conhecimentos e análises críticas em saúde voltados para fortalecer sujeitos instituintes por meio da ampliação do pensamento crítico e da consciência sanitária, elementos essenciais a prática e ação política.
A Comunidade de Práticas é um espaço virtual onde os trabalhadores e usuários do SUS podem compartilhar experiências, construir alternativas, trocar ideias, se encontrar! Nesse nosso SUS universal tem um mundo de coisas acontecendo, e se ficamos isolados cada uma delas parece um obstáculo intransponível, mas juntos, são tijolos para construir a saúde no Brasil. E como aprender juntos, aproveitar cada pequena experiência nesse país literalmente do tamanho do continente? Na CdP temos várias ferramentas para isso, como as comunidades, relatos, cursos, blog, vídeos…As Comunidades na CdP são os fóruns de debates e construção coletiva que temos no SUS. A vida nessas comunidades depende da participação dos trabalhadores e usuários. É um espaço de encontro!
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e do Distrito Federal.
É missão do CONASS promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde, coletiva e individualmente, de acordo com as suas necessidades, por meio da disseminação de informações, produção e difusão de conhecimento, inovação e incentivo à troca de experiências e de boas práticas. Na comunidade CONASS Nacional, disponível no facebook, e também no site, você fica por dentro de todas as divulgações desse importante Conselho.
Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
Assista ao vídeo institucional que apresenta a Fundação.
A Folha de Lírio é o jornal virtual da saúde mental, e traz informações e reflexões baseadas na amizade, respeito aos direitos humanos, fortalecimento de vínculos sociais e familiares conforme preconiza a Reforma Psiquiátrica Brasileira com a intenção de despertar na comunidade a curiosidade sobre a Reabilitação Biopsicossocial, praticada nos serviços substitutivos que é geralmente esquecida pelos meios de comunicação tradicionais.
O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS) é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da FIOCRUZ (VPAAPS/FIOCRUZ), o IdeiaSUS tem como finalidade a divulgação e consulta de práticas e soluções para o SUS, implantadas nos diversos territórios do país. As experiências podem ser cadastradas e consultadas gratuitamente. Serão constituídos comitês de avaliação, no âmbito da Cooperação Técnica FIOCRUZ-CONASS-CONASEMS, para certificação das experiências que se destacarem por sua qualidade e/ou potencial de reaplicação. Sua eventual certificação poderá credenciá-las a incentivos e investimentos por parte de agências de fomento parceiras da FIOCRUZ.
Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação on-line, em acesso aberto, interdisciplinar, trimestral, editada pela Unesp (Laboratório de Comunicação e Educação em Saúde – Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu), dirigida para a Educação e Comunicação nas práticas de saúde, a formação de profissionais de saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes e as Ciências Sociais e Humanas. Prioriza abordagens críticas e inovadoras e a pesquisa qualitativa.
O site Saúde Popular é uma plataforma articulada pela Rede de Médicos e Médicas Populares, que publica artigos de médicos colaboradores e textos compilados de outros portais, pretende mostrar que é possível oferecer saúde pública de qualidade à população e propõe a abertura de um debate complexo com a sociedade sobre o sistema de saúde e de defesa do SUS.
O Núcleo Telessaúde SC oferece apoio assistencial e atividades de educação permanente aos profissionais de saúde por meio de diversos serviços. O seu principal objetivo é fortalecer a Atenção Básica ao investir no protagonismo das equipes. Conheça melhor o Telessaúde SC neste vídeo.
A Plataforma Arouca é o Sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil. Nela é possível acessar um mapa de oportunidades educacionais, sejam de curta ou longa duração, de caráter mais prático ou acadêmico, presenciais ou a distância que são financiadas com recursos públicos para qualificar os trabalhadores do SUS. Na Plataforma o profissional poderá: visualizar as oportunidades educacionais mais próximas da sua cidade e do seu local de trabalho, obter mais informações sobre os procedimentos para conseguir uma vaga e manifestar para o Ministério da Saúde seu interesse nesses cursos.