PASS – Um novo olhar para os espaços de saúde utilizando a Cogestão e a Ambiência da PNH
Foi institucionalizado em Dourados (MS) o PASS – Projeto Arquitetônico Singular de Saúde que representa uma nova maneira para a elaboração de projetos arquitetônicos de estabelecimentos de saúde.
O PASS, no processo de elaboração de projetos arquitetônicos de saúde, transfere o cenário das discussões, do encontro de soluções e das tomadas de decisão, normalmente reduzido aos gabinetes de gestores e escritórios de Arquitetura/Engenharia, para os ambientes onde se realizam os processos de trabalho, incorporando seus trabalhadores e usuários.
O PASS consiste em envolver os sujeitos na construção do processo de produção de saúde, resultando no seu comprometimento e a corresponsabilização pela sua implantação, repensando o espaço físico na saúde para além do cumprimento de normas sanitárias, prescrições e procedimentos operacionais padrões.
O PASS está inserido no PMEPS (Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde) da Prefeitura de Dourados (MS).
Às pessoas interessadas em conhecer melhor o PASS, posso enviar uma apresentação sucinta com 16 slides, solicitando através do email: [email protected]
“Assim como as PÁS na construção civil são ferramentas que misturam o cimento (produto altamente industrializado), com a brita (material bruto, apenas fracionado), com a areia (material retirado dos rios, sem transformação), para se obter o concreto… assim é o PASS (Projeto Arquitetônico Singular de Saúde) resultado da mistura dos saberes de especialistas, trabalhadores, gestores e usuários. ” Paulo Figueiredo – nov/2019.
Para fazer download do material em power point acesse aqui: Pass, um novo olhar…
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Paulo,
Que bom o seu retorno trazendo essa postagem com um projeto tão importante para a humanização dos espaços de saúde.
Grata pelo compartilhamento, e vamos dar visibilidade para que profissionais interessados possam interagir com você!
AbraSUS
Emília