No último dia 05.06.2019 teve início, na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) – Referência Estadual no Atendimento à Gestante de Alto Risco, a primeira capacitação sobre a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde.
A qualificação está sendo promovida pela Assessoria da Política Nacional de Humanização e pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da maternidade, o público alvo são os profissionais da MESM, e foi destinado um percentual das vagas para os trabalhadores de outros serviços.
O curso nasceu com o objetivo de qualificar e potencializar as ações e as estratégias da PNH, além de ser uma oportunidade para os profissionais trocar experiências e refletir sobre a prática dentro dos serviços de saúde e, com isso, construir novos modos de fazer no cotidiano do trabalho.
O primeiro encontro foi de acolhimento. Na sequência, houve a apresentação dos participantes e da proposta do curso, a construção coletiva de contrato para o funcionamento do grupo e um debate sobre a história do SUS.
O grupo assistiu ao filme “História das Políticas de Saúde No Brasil”, que serviu de base para as reflexões sobre a realidade do setor de saúde no país nos dias de hoje.
Com isso, objetivou-se analisar a nossa realidade e compreender a proposta da PNH e, consequentemente, ajudar os trabalhadores entender os determinantes históricos envolvidos no processo de construção da saúde pública no Brasil.
O primeiro dia de curso foi efervescente e instigante, rico de trocas e aprendizado. Algumas falas e avaliações dos participantes desse encontro podem confirmar essa afirmação. “A máquina política vem nos castigando e nos tornamos máquina em nosso trabalho.”; “Que bom que o filme nos proporcionou interagir por meio de um debate”; “O SUS é regido ao sabor dos políticos”.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Leopoldina,
Muito gratificante ver essa potente roda para qualificar as práticas de trabalho da MESM.
Parabéns aos organizadores do curso, e continue compartilhando aqui os movimentos produzidos!
Abraços!
Emília