Política Nacional Anti-tabaco é colocada em prática com a participação de estudantes do Curso Médico
O Brasil faz parte da Convenção Quadro da Organização Mundial da Saúde para Controle do Tabaco (CQCT/OMS). Esta Convenção é um tratado internacional de saúde
pública, adotado pela 56ª Assembleia Mundial de Saúde como um instrumento de cooperação internacional para atuar sobre os determinantes transnacionais da
expansão da epidemia de tabagismo no mundo, que no século XX matou cerca de 100 milhões de pessoas.
Estudantes do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), são inseridos em oito Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização para criar Planos de Ação relacionados à Epidemiologia local em Saúde.
Um dos Planos de Ação, criado pelos Acadêmicos, esteve relacionado à aplicação da Política Nacional Anti-Tabaco.
O CRATOD é um Centro de Referência, para a definição de políticas públicas para promoção de saúde, prevenção e tratamento dos transtornos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas. A Médica-Preceptora da ESF São Pedro e a Farmacêutica da Unidade de Saúde, foram capacitadas pelo CRATOD para conduzirem o Grupo Interdisciplinar Anti-tabaco. O CAPS AD, em Presidente Prudente, funciona como suporte para atendimento aos usuários dependentes e suas famílias, bem como é o responsável pela organização, capacitação e manutenção das Redes de Tratamento do Tabagismo na cidade de Presidente Prudente.
Acadêmicos participaram das entrevistas com os usuários do SUS. Os Aprendizes realizaram ações de Educação em Saúde, orientados pelos Facilitadores, conduzindo “Rodas de Conversa” relacionadas à cessação do hábito de fumar. Após a realização do Plano de Ação, os Facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para estimular a Reflexão na Ação.
Acadêmicos consideraram que o Programa Nacional de Controle do Tabagismo se destaca na articulação para implementação principalmente dos seguintes artigos da CQCT/OMS: 12 – Educação, comunicação, treinamento e conscientização do público; e 14 – Medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco. Facilitadores consideraram que, por meio desse trabalho em rede, cria-se uma capilaridade que contribui na promoção e no fortalecimento de um ambiente favorável à implementação de todas as medidas e diretrizes de controle do tabaco no Brasil.
Participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território da ESF.
Referências:
Programa Nacional de Controle do Tabagismo
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo&ved=2ahUKEwiHlZrm48nkAhUAGrkGHVUZABkQFjABegQIBRAB&usg=AOvVaw2lAIPH8sanknJKlMgLboaa
Consulta em 11 09 2019 às 19h 40min.