Portfólio das ações em saude realizadas no ano de 2018 nos municípios da 4* Regional de Saúde/Irati-
Estive apresentando nos duas 11 e 12 de julho na 5* Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde de Pesquisa em Saude promovida pela INESCO, apresentei o trabalho concorrendo a premiacao: Inova Saúde Paraná, o qual recebi como 1* lugar.
Resumo:
A 4ª Regional de Saúde é composta por 09 municípios, a atenção básica, especializada e hospitalar apresentam várias ações de promoção e prevenção a saúde, mas como problematização temos a falta de registros destas ações, observou a necessidade de fazer estes registros através de portfólio, com a finalidade de consolidar o trabalho realizado e ampliar as conquistas para buscar um SUS de qualidade. O termo saúde coletiva surgiu no fim da década de 70, quando iniciou um reordenamento de práticas relacionadas à questão da saúde, a implantação do SUS é um dos grandes desafios enfrentados pela Sociedade Brasileira no setor saúde. Para Cotta e Mendonça o portfólio é uma metodologia que reúne as ações desenvolvidas durante um certo período refletindo o acompanhamento da construção do conhecimento profissional durante o processo de trabalho vinculado a saúde pública. Para Vygotsky, quanto mais rica a experiência humana, tanto maior será o material disponível para a imaginação e a criatividade. O portfólio trata-se da descrição com registros fotográficos das ações realizadas durante todo o ano de 2018, por todos os componentes e pontos de atenção da saúde dos municípios que fazem parte da 4ª Regional de Saúde, almejando um SUS igualitário a todos Elucidamos as dimensões com as quais estamos comprometidos: prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, reabilitar enfim, produzir saúde. A fim de nos organizarmos para poder registrar todas as ações que envolvem a gestão, promoção e prevenção, elaboramos um plano de trabalho descrevendo as principais ações, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde e também com a organização da atenção a saúde de cada município, sendo dividido através das ações realizadas durante os 12 meses do ano de 2018. Para Amaral o portfólio é um meio de registro reflexivo, que permite o resgate histórico da saúde na região, observamos a potencialidade que tem a saúde na região, e como podemos envolver os profissionais a pensar em registrar suas experiências. Esta caminhada nos trouxe uma transformação na forma de pensar e de expressar a opinião para que o SUS seja resolutivo. Ao término dos registros das ações, buscou a (re) significações apoiadas em abordagens teóricas, mas, sobretudo nas experiências e vivências que dão certo num SUS que acreditamos, fortalecido, universal, integral e equitativo, pois temos em mente, que o paciente não é só um paciente, mas sim o amor de alguém.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Patrícia,
Excelente a ideia da construção do portifólio. Além de documentar as ações exitosas do SUS, estimula a reinvenção e mudança das práticas de saúde.
AbraSUS
Emília