A princípio, a inerência de práticas ligadas ao esclarecimento e, também, indagações são extremamente importantes para que haja, por parte da população em geral, conhecimento a respeito da saúde como um todo, visto que, com base no artigo 25 da declaração universal dos direitos humanos “todo Cidadão tem direito a qualidade de vida que assegure saúde e educação ao mesmo”.
Assim, Alunos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, visando sanar dúvidas envolvendo a saúde renal, realizaram no dia 05 de setembro de 2022 uma atividade de educação em saúde para pacientes que estavam na sala de espera da Unidade de Saúde “Paraíso dos pássaros”.
A atividade contou com a participação ativa de todos os pacientes presentes na unidade (no período de 08:30 às 09:30) em que os mesmos utilizavam “plaquinhas” com símbolos de “positivo” e “negativo” para responderem perguntas envolvendo a saúde renal como um todo. Nesse sentido os pacientes demonstraram bastante interesse no assunto, visto que foram abordados assuntos referentes a importância da hidratação, da prática de exercícios físicos e da alimentação balanceada para que se mantenha íntegra a saúde renal, pois é parte de um todo para que haja homeostase do organismo.
Nesse sentido, dentre as principais características notadas durante a experiência, existem muitas dúvidas com respeito à hidratação, pois muitos pacientes demonstraram desconhecimento da importância de uma hidratação diária com base no quilograma corporal. Logo, sanar dúvidas e poder explicar, de forma geral, sobre a importância da saúde renal, foi uma experiência engrandecedora e extremamente importante, visto que demonstra a importância da fisioterapia na atenção básica.
Referêcias:
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 12 dez. 2020.
Por Elaine Abreu
Parabéns, Mateus!
A Educação em Saúde na sala de espera em Unidade Básicas deve ser sempre incentivada para a construção coletiva de saberes. A sala de espera costuma ser um espaço democrático, com diferentes atores, faixas etárias, vivências e trocas de experiências.
Como bem dito, a Fisioterapia tem um papel extremamente importante na Educação em Saúde, portanto, ações como a do seu grupo devem ser reforçadas e cada vez mais e conhecidas pelos profissionais e usuários.
AbraSUS!