Prevenção de Acidentes na Infância – MEDICINA FACERES PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA (PIC)
Acidentes na infância são um grave problema na Saúde Pública mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 950.000 crianças e adolescentes morrem anualmente devido a acidentes que poderiam ter sido evitados.
Além dos óbitos, milhões de vítimas demandam atendimento por ferimentos não fatais, que resultam em lesões permanentes e imensuráveis repercussões sociais, econômicas e emocionais para as crianças, famílias e a sociedade. Engajados em disseminar informação e orientar os pais, especialmente nesse período de pandemia que as crianças estão em casa, os acadêmicos da 16ª Turma de Medicina da Faceres, através do eixo Programa de Integração Comunitária (PIC), realizaram a elaboração de um post alertando sobre os riscos de acidentes domésticos e como podemos preveni-los. A prevenção de acidentes na infância é uma responsabilidade das mais importantes dos pais e responsáveis.
Por MARCEL FARIAS DOS SANTOS
Olá Fernanda! Parabéns pela iniciativa. Lembro que existia em forma de campanha , prevenção de acidente pois antigamente não “chumbavam” os tanques de lavar roupa. E tem a questão do balde água e deixam no quintal e crianças que iniciam a deambulação poderiam cair e se afogar. Mas as orientações principalmente dos ACE na atenção primária continuam….