Programa de Preparação para Aposentadoria em continuidade ao desenvolvimento pessoal
Preparação para a Aposentadoria em continuidade ao desenvolvimento pessoal.
O momento da vida relacionado à aposentadoria é repleto de transformações. Primeiro, nesta etapa da vida, acontecem as mudanças biológicas, relacionadas ao envelhecimento; segundo, há uma grande probabilidade de desestruturação da conjuntura familiar, decorrente da saída dos filhos de casa, chegada dos netos e o reencontro do casal dentro de uma mesma casa, muitas vezes, sem atividades para fazer, ou mesmo o tempo livre quando há o retorno para casa, no caso de pessoas que não possuem convivência com o núcleo familiar; terceiro, a construção de um novo papel social, em razão da “perda” da identidade profissional, do status social trazido pelo nome de um cargo ou profissão, o que requer a construção pessoal do papel de ser aposentado.
Esta passagem da vida profissional ativa para a aposentadoria “inativa” normalmente acontece sem qualquer planejamento ou reflexão. Muitos veem a aposentadoria como um momento de parar, de descansar. Quando a aposentadoria se dá dessa forma, aumentam as chances de surgimento de problemas como isolamento, tristeza e depressão, bem como diversas doenças – resultado não somente do processo de envelhecimento, mas também da ruptura com o mundo do trabalho e seu contexto.
O Programa EVOLUIR vem suprir essa necessidade de intervenção junto aos servidores da Rede, no intuito de auxiliá-los a pensar e refletir sobre o processo de aposentadoria, prevenindo adoecimentos e construindo qualidade de vida. Além disso, já está se consolidando como um dos pioneiros no Estado na execução de ações voltadas para o desenvolvimento pessoal e preparação para o momento da aposentadoria. E tem tido destaque junto a outros Órgãos, que o tomaram como referência.
Observou-se, em cada encontro, que o compartilhamento de vivências e a contribuição dos participantes entre si na preparação para aposentadoria aumentavam. O trabalho grupal é uma excelente ferramenta para esse tipo de atividade, por proporcionar aproximação entre as pessoas, a troca de experiências, criação de novos vínculos e a superação de muitos mitos acerca do aposentar-se. O procedimento do trabalho em grupo foi atrativo aos participantes, devido à participação ativa nas atividades propostas, comprometimento e a presença destes nos encontros. A cada módulo, novas discussões eram desencadeadas e aconteciam novas elaborações sobre o que se constitui a aposentadoria, sendo extremamente positivo para o alcance dos objetivos deste programa.
Módulos
I – Aposentadoria: noções gerais e início da construção do projeto de vida
II – Saúde emocional e cognitiva na aposentadoria
III – Saúde física e social na aposentadoria
IV – Trabalho
V – Planejamento Financeiro: ainda é tempo de poupar?
VI – Legislação sobre aposentadoria
VII – Reorganização Ocupacional: o que vai preencher o meu tempo na aposentadoria?
TOTAL DE PARTICIPANTES: 45 – Encontros mensais/4h – Período: Abril a Agosto/2017
Foram pensados módulos temáticos focados na construção de um projeto de vida individual, contendo parte teórica, palestra informativa, e vivências relacionadas. O projeto foi pensado de acordo com as necessidades identificadas de implantação de boas práticas relacionadas à qualidade de vida e bem-estar do servidor, além da carência especificamente voltada para a questão da aposentadoria. Foi observada na FHEMIG a ausência de um serviço voltado mais diretamente para a qualidade de vida do servidor.
O Programa contribui, também, para a gestão do conhecimento, uma vez que frequentemente os servidores se aposentam e “levam” consigo o conhecimento que adquirem em sua experiência prática na Fundação.
Cabe aqui destacar, também, a escolha apropriada de atividades desenvolvidas: as técnicas vivenciais para reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, sobre a relação com o trabalho e as ocupações, as palestras informativas e as discussões grupais. Todas se constituíram em estratégias de intervenção e contribuíram para o processo de planejamento da aposentadoria. Ainda é preciso considerar como fundamental a interdisciplinaridade adotada, principalmente nas palestras, pois um profissional isolado dificilmente conseguiria atender a todas as demandas trazidas pelos participantes.
O Programa contou com a colaboração de palestrantes voluntários do IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de MG, do INSS e da própria FHEMIG, contribuindo para a identificação de talentos na Rede, disponíveis e interessados em serem multiplicadores de conhecimento.
Em meio a inúmeras indagações do aposentar-se, uma certeza se impõe: a aposentadoria transforma completamente a vida da pessoa, altera rotinas e hábitos, expectativas e relacionamentos. Em decorrência disso, entende-se como fundamental uma boa preparação do sujeito para a compreensão e enfrentamento dessas mudanças, bem como a reflexão sobre o planejamento pessoal para o futuro. O investimento no desenvolvimento pessoal e na preparação para aposentadoria reflete no desempenho profissional e nas relações com a equipe de trabalho. Estimula a melhoria no relacionamento entre servidores e destes com a instituição, uma vez que passam a perceber que a Fundação tem uma preocupação com o bem-estar de todos.
Muito mais do que uma iniciativa que deu certo, é preciso considerar o Programa EVOLUIR como resultado do trabalho conjunto e do comprometimento de cada um dos envolvidos. Trata-se, portanto, de uma importante ação de Humanização dentro da Gestão de Pessoas.
Belo Horizonte, 11 de setembro de 2017
________________________________________________________
Texto
Taiz Lopes Gontijo
Chefe do Serviço de Acompanhamento Funcional da Rede FHEMIG
Cecília Melo Neves Xavier
Coordenadora do Programa de Preparação para Aposentadoria da Rede FHEMIG
Colaboradoras:
Nahra Gripp Borges
Chefe do Serviço de Aposentadoria da Rede FHEMIG
Valéria Regina Neves Coelho
Assessora Diretoria de Gestão de Pessoas da Rede FHEMIG
Por VALÉRIA REGINA
Axé!
Envio nosso relato sucinto de experiência dentro da Rede FHEMIG – Fundação Hospitalar de Minas Gerais, na construção intersetorial deste programa.