Programa Saúde na Escola oportunidade de ensinar Práticas Intersetoriais para estudantes de Medicina

15 votos

Programa Saúde na Escola (PSE) como oportunidade de ensinar Práticas Intersetoriais para estudantes de Medicina no interior de SP.


O Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), insere o estudante da Graduação Médica em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, desde o início do Curso Superior. Os Facilitadores utilizam Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização, com a finalidade de estimular a criação de Planos de Ação, com foco na aplicação da Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Um dos Planos de Ação, criado pelos acadêmicos e supervisionado pelos Facilitadores do PAPP, esteve relacionado às Práticas Intersetoriais desenvolvidas no Programa Saúde na Escola (PSE). Os acadêmicos realizaram exames físicos avaliando o Desenvolvimento Pôndero Estatural e o Desenvolvimento Neuropsicomotor, de escolares da rede pública de educação, no Jardim Morada do Sol, no Município de Presidente Prudente.
A Facilitadora do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizou o Arco de Maguerez, para estimular a reflexão-na-ação, após a execução do Plano de Ação.
Estudantes consideraram terem compreendido que uma ação intersetorial começa a existir a partir de uma parceria. Desse modo, ambas as partes envolvidas devem trabalhar juntas com a finalidade de atingirem um objetivo comum que deve resultar em benefícios para todos os autores envolvidos. A Facilitadora explicou que os sistemas de saúde
e de educação no Brasil estão somando esforços, nos últimos 15 anos, em um trabalho conjunto, com foco na Promoção da Saúde. Essa forma de pensar e agir dos dois setores “deseja” formar sujeitos e projetos pedagógicos inclinados para o direito à vida.
Os futuros Profissionais de Saúde consideraram que o território é o espaço da produção da vida e, portanto, da saúde. Os acadêmicos do Curso Médico definiram o território como um espaço geográfico, histórico, cultural, social e econômico, construído coletivamente e de forma dinâmica por diferentes sujeitos e instituições que se localizam e circulam nesse local.
A Facilitadora explicou que o conceito de território é muito importante para a abordagem dos princípios da Atenção Básica.
Estudantes do Curso Médico entenderam, por meio do Plano de Ação, envolvendo a “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)” que o Programa Saúde na Escola (PSE), se constitui como uma política intersetorial, envolvendo a Saúde e a Educação. A Facilitadora do PAPP explicou que o PSE foi instituído em 2007, pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.
A Facilitadora considerou que as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se uniram para promover saúde e educação integral, no Programa Saúde na Escola (PSE).
A intersetorialidade, nas redes públicas de saúde e de educação e nas demais redes sociais juntaram forças para o desenvolverem ações do PSE. O Programa significa mais do que a simples oferta de serviços num mesmo território. Ele propicia a sustentabilidade das ações, pois cria redes de corresponsabilidade, entre profissionais de diversos setores.
Acadêmicos médicos entenderam que articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é o alicerce do Programa Saúde na Escola.
Este Programa é uma estratégia que integra a saúde à educação com a finalidade de desenvolver a cidadania com potencial para qualificar muitas políticas públicas brasileiras.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território ligado à ESF.

Referência:
Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/j/csp/a/d9GHPC4rRF9WJKQxyqmbZCG/%3Flang%3Dpt&ved=2ahUKEwix5c7ip875AhU6BrkGHbRcDq0QFnoECAUQAQ&usg=AOvVaw1I7dcijKEXj0VloBswS44b
Acesso em 17 08 2022, às 14h 13min.