Programação de janeiro da VideoSaúde, no Canal Saúde, destaca experiências exitosas do SUS
A primeira programação de 2025 da VideoSaúde valoriza o trabalho dos profissionais de saúde que levam, com afinco, uma nova perspectiva às atividades desempenhadas no território, que vão da atenção primária, retratada no vídeo “Atenção Primária à Saúde – distintos territórios, múltiplos desafios”, no canto em “Canta Caps” e até práticas que tratam dos apenados no filme “O SUS ‘entre as grades’”. Em “Fio-Leish”, conheça as contribuições da Fiocruz para informar sobre a leishmaniose e “Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz” apresenta o programa institucional da Fiocruz que aprimora a preservação de acervos. E ainda, as experiências e conhecimentos de Dona Prazeres, parteira tradicional, em “Simbiose” na versão em Libras e “Quarenta – um filme sobre o nada”, que aborda como foram os primeiros dias de isolamento social devido a covid-19.
O Programa VideoSaúde Especial exibe “O fim do silêncio”, documentário que revela que o aborto inseguro é um grave problema de saúde pública no Brasil, podendo levar a sequelas físicas e psicológicas e até a morte.
O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação completa do mês.
6/1, segunda-feira, 22h30 - Atenção Primária à saúde – distintos territórios, múltiplos desafios
O projeto é o resultado da pesquisa “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos”, realizada em 2019. O documentário nos convida a embarcar em uma jornada única, revelando as experiências, histórias e desafios enfrentados pelos profissionais de saúde que atuam em comunidades rurais remotas no Brasil.
Reprises:
8/1, quarta, às 22h30
10/1, sexta, às 22h30
12/1, domingo, às 21h30
13/1, segunda-feira, 22h30 – Canta Caps | Fio-Leish | Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz
Canta Caps
Pelas mãos, voz e violão de Pierre, oficineiro e usuário de unidade de saúde pública, e pelo trabalho de profissionais de saúde, pacientes de um centro de atenção psicossocial soltam a voz e cantam em atividade periódica, associada ao tratamento, aos cuidados e à redução de danos e agravos. Arte e atividades lúdicas como elementos centrais nas políticas e nas rotinas do campo da saúde mental. Momentos que apontam a potência de uma experiência de integração entre uma unidade de saúde mental e seus pacientes, por meio de depoimentos reveladores de caminhos possíveis.
Fio-Leish
O minidocumentário apresenta as contribuições da Fiocruz na geração de conhecimento sobre a leishmaniose.
Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz
Vídeo de divulgação do “Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz”, programa institucional voltado a aprimorar as ações de preservação, ampliar o acesso ao público e promover uma maior integração dos acervos culturais e científicos da Fiocruz.
Reprises:
15/1, quarta, às 22h30
17/1, sexta, às 22h30
19/1, domingo, às 21h30
20/1, segunda-feira, 22h30 – Simbiose | Libras
Uma conversa com Maria dos Prazeres de Souza, conhecida como Dona Prazeres, parteira tradicional, cuja trajetória de saberes é uma “simbiose” entre o tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico, entre mundos e realidades contrastantes mantendo uma constante incorporação e construção de saberes.
Reprises:
22/1, quarta, às 22h30
24/1, sexta, às 22h30
26/1, domingo, às 21h30
27/1, segunda-feira, 22h30 – Quarenta – um filme sobre o nada | O SUS “entre as grades”
Quarenta – um filme sobre o nada
Os 40 dias iniciais de isolamento social por causa da covid-19 alteraram os movimentos sísmicos da Terra. Mexeram com as estruturas emocionais. Impuseram novos ritmos internos. Deram outra elasticidade ao tempo. Segundos, minutos e horas passaram a ser contados e percebidos de maneira diferente. Se os olhos são as janelas da alma, as janelas de nossas casas serviram de posto avançado para mirar e ressignificar o mundo. Do macro e do micro. O grandioso dos pequenos gestos e ações.
“O SUS “entre as grades”
A iniciativa acontece em Muriaé (MG), numa unidade prisional. A base do trabalho é o direito à saúde. A equipe é formada por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, dentistas, auxiliar de saúde bucal e farmacêutico.
Reprises:
29/1, quarta, às 22h30
31/1, sexta, às 22h30
2/2, domingo, às 21h30
28/1, terça-feira, 23h – O fim do silêncio
O aborto inseguro é, nos tempos atuais, um dos graves problemas para a saúde pública no nosso país, levando milhares de mulheres a vivenciarem situações de risco, ao sofrimento de sequelas físicas e psicológicas e à morte. Este documentário traz, pela primeira vez, o depoimento dramático de algumas dessas mulheres, que falam abertamente, sem esconder rosto nem identidade, como e porque fizeram aborto.
Reprise: 30/1, quinta-feira, às 23h
Texto: VideoSaúde Divulgação | Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)