Programação de janeiro destaca trajetória do sanitarista Noel Nutels
por VideoSaúde Divulgação
Para começar o ano a VideoSaúde reúne diversos olhares que norteiam os temas em saúde: os impactos do Zika Vírus, o preconceito vivido pela população transmasculina, um olhar sobre a vida das pessoas em situação de rua, uma visita ao século passado retratando artisticamente a pandemia de influenza, a importância das vacinas e os relatos de enfermeiros que compartilham suas histórias.
O Programa VideoSaúde Especial leva às telas imagens inéditas do percurso do sanitarista Noel Nutels no premiado documentário “O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels”.
O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a agenda.
1 /1, segunda-feira, 22h30 – Toda forma de ser
O Zika Vírus e seus danos e agravos, como a microcefalia, trouxeram uma série de novos arranjos para milhares de famílias brasileiras, lançando desafios para a saúde coletiva e o SUS. Mulheres e mães emergiram como atores potentes neste estado de coisas. O cotidiano de amor infinito, lutas e alegrias atravessa um tocante relato sobre a vida de três famílias.
8/1, segunda-feira, 22h30 – Homens invisíveis
Um olhar para a situação da população de transmasculinos nas prisões, a partir dos problemas gerados pelo desconhecimento, transfobia, preconceito e discriminação. Histórias de vida e análises de pesquisadores convidam a refletir sobre um tema associado ao campo da saúde coletiva.
15/1, segunda-feira, 22h30 – Territórios marginais
Por meio de vídeo-cartas, moradores de rua de duas grandes cidades brasileiras falam de si, fabulando suas vidas e se reinventando diante da câmera. Reconhecem-se. Revelam diferentes dimensões a serem consideradas quando se aborda a questão das populações de rua. Apontam subjetividades e o lugar da redução de danos na nossa sociedade.
22/1, segunda-feira, 22h30 – A arte nos tempos da gripe | A importância das vacinas
Arte nos tempos de gripe
Um século atrás, o mundo foi nocauteado pela pandemia do vírus Influenza, apelidada como “Gripe Espanhola”. Como os artistas do período registraram e refletiram sobre aquele momento único – e tão estranhamente familiar? Por meio de pinturas, charges, poemas, crônicas e filmagens, é possível descobrir o legado da arte nos tempos da gripe.
A importância da vacina
Akira Homma fala, neste vídeo, sobre a importância das vacinas e como ela age no organismo. Ele ingressou na Fiocruz em 1977, foi presidente da Fundação, diretor de Bio-Manguinhos e, atualmente, é assessor científico sênior do Instituto. É considerado um dos 50 nomes mais influentes no mundo na área de vacinas.
29/1, segunda-feira, 22h30 – Heróis do cuidado
“Heróis do Cuidado” é um documentário que se desafia a mostrar um pequeno recorte dessa realidade: cinco profissionais da enfermagem contam suas histórias reais de superação pessoal, de luta pelo respeito à profissão, de milhões de outros enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e, sobretudo, as emoções vividas, diariamente, em suas profissões. São relatos sobre encontros, emoções e desafios jamais imaginados por esses cinco brasileiros. Conheça a jornada desses heróis que abraçaram uma vida de muito cuidado, dedicação, estudo e trabalho duro em nome da vida.
30/1, terça-feira, 23 horas – O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels
O sanitarista Noel Nutels percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos, filmando muitas de suas expedições. Em 1968, foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas.