Programação de março da VideoSaúde chega com vídeos sobre mulheres, plantas e fake news
O mês de março se inicia com uma explosão de Fake News. Onde buscar orientação segura e qualificada para cuidar da saúde? Quem pode orientar?
As instituições de saúde devem e precisam estar preparadas para dialogar, esclarecer e influenciar consciente e positivamente a população que busca e compartilha informação a todo momento. Por tudo isso, o Programa Videosaúde segue aguçando e qualificando a busca por conhecimento.
O primeiro dia, desperta nossa atenção para as ações de saúde: O filme “DMS-40 anos” exibe depoimentos de diferentes profissionais da área da Saúde Coletiva sobre o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas e seus serviços de excelência em pesquisa e Medicina, e “Mitos e verdades do SUS” para conhecermos e refletirmos sobre o papel social do SUS. Apresenta depoimentos de usuários – críticas e elogios.
Vamos assistir animações que contam a história de descobertas científicas na área da Saúde e as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente domiciliar. Tudo isso em duas produções: “Mudando o mundo” e “Super Plunf”.
“Uma árvore bonita” relata a história de jovens negros que enfrentam as diversas faces do preconceito racial, de gênero e socioeconômico.
Informe-se assistindo “Colha à vontade”, que traz temas importantes sobre alimentação, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, propondo uma nova perspectiva na relação entre o ser humano, a natureza e a produção de alimentos.
O documentário “Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos”, traz esclarecimentos sobre a Síndrome de Down, as origens, características físicas e intelectuais e possíveis encaminhamentos para o paciente e sua família.
Falando sobre a saúde da mulher, vamos assistir “Brasil, aqui tem SUS- São Luís -MA”, filme que retrata o Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) que acolhe mulheres em situação de violência que dão entrada no Hospital Dr. Clementino Moura, na periferia de São Luís-MA. “Perfil: Aníbal Faúndes”, documentário que conta a trajetória do médico chileno, especialista em saúde da mulher, que defende o aborto legal e seguro. Ele fala sobre a importância de políticas públicas para reduzir a prática do aborto inseguro, uma das principais causas de morte materna.
Na programação especial, exibiremos o documentário “Pedras, plantas e outros caminhos”, documentário que conta a história de um acompanhamento terapêutico e o funcionamento e proliferação de saberes, práticas de cuidado e reinserção psicossocial.
O Programa VideoSaúde vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Informe-se!
Clique aqui para ver a programação de março!