As redes sociais vêm sendo ocupadas recentemente por relatos de toda ordem com a experiência do encontro com a Covid-19. Doença enigmática por seus efeitos singulares e reveladora do espírito do tempo que vivemos.
O enigma a que estamos submetidos abarca todo o modo de vida contemporâneo e pode ser uma oportunidade para transformações subjetivas e objetivas. E por apostar na produção de novas relações, a RHS, ágora aberta ao espaço público e antenada com o seu tempo, vem propor um projeto que busca construir um lugar de acolhimento das vivências de trabalhadores, gestores e usuários do SUS durante a pandemia.
Nossa prática de construção conjunta de humanização da saúde por intermédio de uma rede nos leva a considerar o valor terapêutico de relatos compartilhados. E mais, é preciso recolher num repositório o rico material desta dura experiência humana, dar um destino a esta memória preciosa. E nesse sentido, nada mais significativo que as narrativas próprias de cada um.
Por que Ubuntu?
A língua africana Zulu criou esta expressão para nomear uma subjetivação que define o caráter coletivo e solidário deste povo. Trata-se de uma ética do vínculo e numa tradução livre seria: “sou o que sou porque somos” ou “humanidade para com os outros”.
Este é o sentido que queremos dar ao espaço na Rede Humanizasus. Apoio Mútuo, lugar de potência e acolhimento do desabafo, preservação da história e da memória.
Vem com a gente fazer parte do UBUNTU- RHS!
Para ver as publicações do projeto clique aqui: UbuntuRHS
Quer fazer parte da Comunidade Ubuntu e debater sobre estas questões de acolhimento ao sofrimento e ao luto? Clique aqui : Comunidade Ubuntu RHS
Para fazer parte da comunidade basta clicar no banner em quero participar. Para publicar com esta temática não esqueça de incluir no seu post a tag ubuntu, ubuntu rhs ou ubuntu-rhs, ou ainda ubunturhs.
Tag: ubuntu rhs