Psicologia no enfrentamento a violência contra a mulher: relato de experiência.
Mais um relato de trabalho realizado por estudantes de psicologia, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
No dia 08/11/2019, um grupo de 5 graduandos conduziu discussões a respeito da atuação de psicólogos(as) em programas de atuação junto à mulheres em situação de violência. A partir da discussão sobre os tipos de violência praticados contra mulheres, os(as) alunos(as) abordaram a importância do papel de profissionais da área da saúde, a este respeito, com foco para os princípios éticos, políticos e técnicos norteadores das práticas psicológicas voltadas ao enfrentamento deste fenômeno. Também discutiram a necessidade de uma formação crítica para que se atente para o cenário social e histórico machista que estrutura e sustenta a reprodução das violências contra as mulheres e que influi sobre seus processos de saúde e doença. Por consequente, realizaram uma dinâmica, onde as mulheres da sala escreveram, anonimamente, frases ou situações com as quais se depararam e que revelam violências por elas sofridas. Tais relatos foram lidos pelos homens presentes, com o intuito de evidenciar as violências vivenciadas, cotidianamente, pelas mulheres e refletir a este respeito.
Coordenaram esta atividade Rafaela Costa, Paulo, Julia Zacarias, Heloisa e Luíza Medeiros, todos do 4º período do curso supracitado.
Por maria veronica da silva
A violência contra a mulher acontece todos os dias ao nosso redor. Muito relevante esse trabalho , importante os homens estarem presente e perceber as varias formas de violências.