Hoje aconteceu mais uma (re)união do Colegiado Estadual de Humanização de Santa Catarina. Não, não foi mais um daqueles encontros sem ações. Não, não foi mais uma atividade de trabalho imposta por alguém. Aconteceu uma vivência de colegiado. Pauta proposta, escuta de todos que desejaram contribuir, esclarecimentos sobre cada ação proposta. O resultado? Um esforço coletivo que em breve se traduzirá em ações vibrantes de desejo em contribuir com um sus forte e de qualidade e uma implementação da humanização nos espaços de trabalho.
Otimista, sonhadora, podem me chamar como quiserem, mas eu acredito neste coletivo. O que vivenciei hoje foi um contrato de trabalho em favor da humanização no SUS de Santa Catarina, uma mostra de que acreditamos na Política Nacional de Humanização como uma propulsora da saúde coletiva democrática.
O que vem por aí?
Encontros regulares deste colegiado, incluindo espaço de trabalho e avaliação das ações planejadas, juntamente com formação dos participantes sobre temas da atualidade da saúde coletiva tanto na atenção primária, quanto hospitalar e especialidades.
Fóruns temáticos tendo como foco as experiências exitosas surgidas a partir da VIII Mostra Estadual de Humanização de Santa Catarina. Será um espaço de troca de experiências sobre os trabalhos apresentados e debate dos mesmos a fim de aprofundar o conhecimento dos profissionais de saúde do estado, bem como possibilitar uma cooperação mais próxima para as instituições que desejarem implantar a ação em suas localidades.
Mostra macrorregionais em todas as regiões do estado no sentido de criar espaços de troca de experiências mais regionalizados e também elencar experiências exitosas para a IX Mostra Estadual de Humanização que está prevista para outubro de 2020. A primeira já acontecerá em março 2020, na Macrorregião da Grande Florianópolis, com a parceria do Colegiado Estadual de Humanização, Escola estadual de Saúde Pública, Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis e os municípios e instituições de saúde da região.
Pesquisa Qualitativa sobre as experiências exitosas inscritas em todas as Mostra Estaduais de Humanização desde 2012, somando um total de 8 edições anuais consecutivas.
Tenho, ou não tenho, razão de estar encantada? De acreditar nesta união que faz acontecer a humanização cada vez mais viva no SUS de Santa Catarina?
Orgulho de fazer parte deste coletivo, feliz por viver esta história, grata por poder ser porta voz deste fazer nesta rede.
Arregaçando as mangas … 3… 2… 1…já!
Por Sérgio Aragaki
A Humanização da Saúde resiste, persiste e se amplia e fortalece nos territórios, tal como visto no excelente trabalho e exemplo de vocês. Parabéns a todas e a todos que defendem o SUS!