A articulação das redes de apoio nos serviços de saúde mental tem importante papel para o tratamento e prevenção de transtornos mentais. A Estratégia de Saúde da Família dentro das Unidades Básicas de Saúde no âmbito de saúde mental tem como foco a prevenção e promoção a saúde além de acompanhamento de casos leves de transtornos mentais. A articulação das redes de apoio facilita o encaminhamento de casos graves, que necessitam de cuidados intensivos e/ ou reinserção psicossocial para os CAPS. A ESF geralmente encaminha os casos que necessitam de atendimento aos CAPS, porém é possível o atendimento por demanda espontânea, quando o indivíduo busca o acolhimento. Quando apresentarem risco para si mesmos ou para outros, tendo-se esgotadas as possibilidades de tratamento em CAPS ou ESF, ou em casos de crises, os indivíduos são encaminhados para hospitais com possibilidade de internação psiquiátrica.
Por Raphael Henrique Travia
Olá Hellen,
Seja muito bem vinda á RedeHumanizaSUS!
Hoje é uma data especial 10 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental.
Desejo que você encontre neste Ciberespaço… mais uma fonte de conhecimentos e compartilhamento de experiência com outras pessoas que acreditam no SUS que dá Certo!
Caso você queira inserir uma figura para dar mais destaque ao seu post aqui tem algumas dicas https://redehumanizasus.net/ajuda/
Tua postagem nos traz a importância da Atenção Básica como ponto fundamental da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), muitos casos podem ser resolvidos na Unidade Básica de Saúde com uma boa dose de comunicação e cooperação nas estratégias de matriciamento envolvendo serviços de referência como os CAPS e os profissionais da Atenção Primária!
AbraSUS!
Raphael