REIKI PRESENCIAL E A DISTANCIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA TRATAMENTO DE COVID-19

12 votos

A pandemia evidencia reflexões profundas quanto ao sentido da vida, às relações familiares e às formas de autocuidado. Aos profissionais da saúde, soma-se um convite mais explícito de readequação no cuidado com o outro e das diferentes exigências no exercício profissional.

Este relato de experiência visa apresentar a atuação em Práticas Integrativas e Complementares (PICs), na modalidade Reiki, por duas fonoaudiólogas do serviço público estadual (Santa Catarina-Brasil) – Natália Garcia e Michele Gindri Vieira, em um hospital de referência para tratamento de Covid-19.

Em março/2021, houve realocação destas profissionais, da área de reabilitação infantil à área hospitalar com adultos. Mediante autorização, teve início a prática terapêutica Reiki, presencial para funcionários e a distância para pacientes e funcionários, com imprescindível apoio de setores à organização e ao funcionamento. Alguns profissionais de saúde foram convidados a escrever um depoimento de como se sentiram após a sessão.

A atuação com Reiki ocorreu de modo presencial à 31 funcionários, a distância aos pacientes internados e demais funcionários, no período de 8 a 30/03/2021. A procura pelas vagas presenciais foi imediata, verificando-se 50 presenças e 11 faltas (61 agendamentos), por funcionários de 14 setores do hospital. Foram 12 dias de atendimento, com média de 4 funcionários por dia. Após retorno à unidade de lotação, ainda houve acompanhamento dos participantes de Reiki (totalizando 3 meses) em grupo para divulgação de Reiki/PICs. O Reiki mostrou-se um recurso terapêutico válido no ambiente hospitalar, com benefícios também à instituição, como baixo custo, segurança por não envolver o toque e permitir uso de equipamentos de proteção individual, ser aplicado tanto presencial quanto a distância, o que permitiu incluir os pacientes com Covid-19 e os profissionais que não podiam se ausentar de seus setores. Os benefícios do Reiki presencial, aos 31 profissionais de saúde, foram evidentes e expressos nos 11 depoimentos espontâneos obtidos.

Estas experiências pessoais e profissionais com o Reiki conduziram para um caminho de maior equilíbrio (físico/emocional/mental/espiritual), para aqueles que o receberam, e também às profissionais que atuaram com a prática terapêutica, principalmente neste momento de estresse gerado pelo enfrentamento à pandemia.