Sou Marianna Lopes Sabino, estudante de Medicina da UFAL, e tive a oportunidade de estagiar no CAPS Sadi Feitosa, em Maceió, durante o mês de junho. A experiência foi extremamente enriquecedora e me proporcionou uma nova visão sobre o cuidado em saúde mental, centrado no sujeito e baseado na escuta, acolhimento e autonomia dos usuários.
Nesse mês, participei de várias atividades terapêuticas que demonstraram a importância de práticas integrativas e do trabalho interdisciplinar. Fiquei especialmente tocada pela forma como os usuários são protagonistas do próprio cuidado, criando vínculos e estratégias de enfrentamento coletivas. Esse estágio reafirmou meu compromisso com o SUS e com a luta antimanicomial, reforçando a importância de uma medicina mais ética, humana e transformadora.

Por Sérgio Aragaki
Marianna,
De fato uma das principais ações desenvolvidas na Luta Antimanicomial é o fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos sujeitos. O cuidar de si também é fundamental dentro desses escopo. Muito bom vc ter vivenciado e percebido isso.
AbraSUS!