Relato de Experiência sobre o Estágio no CAPS Rostan Silvestre

6 votos

Eu, Gabriela Travassos Bandeira, aluna do Internato em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, compartilho este relato sobre a minha experiência no CAPS Rostan, junto aos meus colegas Sarah Antunes, João Maximiliano e Laynny Vasconcelos.

O CAPS Rostan está localizado no bairro da Jatiúca, na cidade de Maceió, e conta com uma ampla variedade de profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, artesãos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Este estágio possibilitou uma experiência extremamente enriquecedora, visto que mesmo estando no nono período de medicina, não tive a chance de conhecer pessoalmente um CAPS anteriormente. Assim, a oportunidade de passar semanas participando do dia a dia no serviço e contribuindo seja nas atividades com os pacientes, ou em preparações de ações e no acolhimento inicial do usuário me permitiu uma outra visão acerca do cuidado e da promoção à saúde de um indivíduo. Reforço uma menção especial aos meus dias na psicoterapia, em que a partir de uma roda de conversa com os usuários ouvi experiências impactantes de períodos de internação psiquiátrica ao qual muitos foram submetidos, o que me permitiu ampliar a visão sobre a importância da luta antimanicomial. Coincidentemente o período do estágio que ocorreu de 09/05 a 02/06/2024 esteve inserido no mês da luta antimanicomial, o que possibilitou o nosso envolvimento em uma  atividade relacionada a causa. Pudemos auxiliar na organização dos cartazes que expressavam relatos e pedidos dos usuários envolvendo a luta antimanicomial, e foi exposto no dia 28/05 em um evento no CAPS.

Além disso, conversar com o paciente fora de um contexto hospitalar e observar sua evolução em diferentes aspectos da vida cotidiana, foi essencial para obter uma visão ampliada desses indivíduos, que ultrapassa o seu diagnóstico e limitações. No geral, o CAPS Rostan fornece uma ampla gama de atividades como teatro, artesanato, meditação, leitura, jogos de praça, autocuidado e meditação, que possibilitam uma grande variedade terapêutica disponível ao paciente. Por fim, gostaria de deixar expresso meu profundo agradecimento a todos os profissionais do CAPS, que me receberam com tanto carinho e disposição.