Relatório Australiano (Australian Report): manipulação dos resultados sobre a eficácia da homeopatia
O relatório suprimido do NHMRC 2012 encontrou evidências “encorajadoras”: a homeopatia é eficaz para algumas condições médicas (The Australian Report)
O principal instituto de pesquisa da Austrália, o Conselho Nacional de Pesquisa Médica em Saúde (NHMRC), recentemente cedeu à pressão pública e lançou seu primeiro relatório sobre a homeopatia, produzido em 2012, mas nunca divulgado para o público.
Como esperado, as conclusões do projeto de relatório de 2012 são muito mais positivas do que as de um segundo relatório – a oficial Revisão de Homeopatia do NHMRC publicada em 2015 – que causou danos generalizados à reputação do setor da homeopatia.
O Primeiro Relatório – uma revisão de evidências conduzida para NHMRC pela revisora especialista Profa. Karen Grimmer, da Universidade da Austrália do Sul (UniSA) – constatou que “Existem evidências encorajadoras da eficácia da homeopatia” por cinco condições médicas, incluindo otite média (infecções de ouvido), infecção do trato respiratório superior em adultos e alguns efeitos colaterais do tratamento do câncer.
Após receber este rascunho de relatório em 2012, o NHMRC rescindiu o contrato com a UniSA, contratou uma nova pessoa para revisar novamente as evidências sobre homeopatia e publicou as conclusões em seu relatório de 2015. Este segundo relatório aplicou regras arbitrárias e sem precedentes que reduziram o número de ensaios clínicos de 176 para 5, resultando na conclusão de que “nenhum estudo de boa qualidade com participantes suficientes para um resultado significativo” mostrou que a homeopatia é eficaz para qualquer condição de saúde.
Como explica Rachel Roberts, diretora executiva do Homeopathic Research Institute (HRI), “o primeiro relatório encontrou algumas boas evidências de que a homeopatia funciona para certas condições médicas. São necessários mais estudos para confirmar e basear-se nessas descobertas, mas algumas evidências são muito diferentes de nenhuma evidência”.
O Executivo Chefe do NHMRC finalmente esclarece o relatório de 2015
A publicação do relatório de 2015 do NHMRC acionou manchetes imprecisas e prejudiciais em todo o mundo, alegando que a homeopatia não funciona.
Portanto, a HRI congratula-se com o esclarecimento tardio da Profª Anne Kelso, diretora executiva do NHMRC, sobre a Revisão de Homeopatia de 2015, dizendo: “Ao contrário de algumas alegações, a revisão não concluiu que a homeopatia era ineficaz” (Declaração do CEO, 26 de agosto de 2019).
NHMRC sob investigação por preconceito e informações falsas sobre homeopatia
O NHMRC divulgou o rascunho do Primeiro Relatório, coberto com anotações que repetidamente questionam a validade e a precisão do trabalho da Profa. Grimmer, sem lhe dar nenhum direito de resposta. Isso é surpreendente, já que a professora Grimmer usou o método recomendado pelo NHMRC para revisar as evidências (a metodologia “FORM”) e foi integrante da equipe de pesquisa que inventou essa abordagem para o NHMRC.
Rachel Roberts comenta: “Dada a experiência da autora e os comentários inapropriados feitos pelo NHMRC nesta cópia anotada, é preciso questionar se o Primeiro Relatório foi enterrado porque não produziu o resultado desejado pelo NHMRC, e não por problemas sérios com a pesquisa em si”.
O NHMRC está atualmente sob investigação pelo Ombudsman da Commonwealth em relação à sua revisão das evidências sobre homeopatia, enfrentando acusações de preconceito, informações incorretas, conflitos de interesse e violação de procedimento. O fato de o NHMRC não ter sequer reconhecido a existência desse primeiro relatório preliminar financiado pelos contribuintes (descoberto apenas por meio de solicitações de liberdade de informação) faz parte das evidências contra o NHMRC apresentadas em uma denúncia da Complementary Medicines Australia (CMA) e da Australian Homeopathic Association (AHA), com contribuições científicas do Homeopathic Research Institute (HRI). Espera-se em breve um veredicto da investigação de três anos do Provedor de Justiça.
Maiores detalhes dessa história de violação da ética científica, mobilizada por conflitos de interesses e preconceitos, análoga a outras manipulações de evidências em revisões científicas homeopáticas semelhantes, podem ser encontrados abaixo:
Informações sobre a história do Australian Report
Impacto do Relatório do NHMRC de 2015
Análise resumida do Relatório do NHMRC de 2015
Lançamento do NHMRC Homeopathy Review 2012: Perguntas e Respostas
“A Eficácia da Homeopatia: uma revisão de visão geral das evidências secundárias” (com a declaração da CEO e anotações do NHMRC) pode ser visto na íntegra aqui
Leituras Associadas:
A homeopatia tem eficácia comprovada cientificamente? – Debate – Folha de São Paulo (24/11/18)
The Homeopathy Debate – Homeopathy Research Institute
Relatório Australiano sobre Homeopatia (NHMRC) – Manipulação dos dados foi assumida perante o Senado
Vieses nas conclusões da metanálise do The Lancet (2005) sobre a eficácia da homeopatia