“Quando a Luta provém das dores”:Resenha Crítica
Letícia Bonfada Matschinske e Gabriela Mello.
Estudantes do 4º semestre do curso de Psicologia da FISMA.
O artigo “Quando a luta provém das dores” escrito por Francisca Mesquita Jesus e Larissa Dall’Agnol da Silva, publicado na Revista “Luta antimanicomial e os 30 anos da Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica-RS: rumo a novos avanços na garantia de direitos” é um texto importante que destaca a importância da Luta Antimanicomial e da Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica-RS na garantia dos direitos dos pacientes que sofrem de transtornos mentais. As autoras trazem recortes de vivências e experiências , histórias e relatos de usuários da Rede de Atenção Psicossocial.
As autoras apresentam um panorama histórico da saúde mental no Brasil, abordando os avanços e retrocessos na assistência aos pacientes com transtornos psíquicos e destacando a importância da Lei 10.216/2001, que garante a proteção dos direitos humanos e a reinserção social dessas pessoas. Como também o artigo aborda a experiência da luta antimanicomial no Rio Grande do Sul, desde a década de 1980 até os dias atuais, ressaltando a importância da participação dos pacientes, familiares e profissionais de saúde mental na defesa da reforma psiquiátrica.
As autoras enfatizam a necessidade de prosseguir ainda mais na garantia dos direitos dos pacientes com transtornos mentais, sobretudo no que diz respeito ao acesso à saúde mental, à desinstitucionalização e à promoção da inclusão social.
Em síntese, “Quando a luta provém das dores” é um artigo relevante para quem se interessa pela área da saúde mental e da reforma psiquiátrica, pois apresenta uma análise crítica da assistência aos pacientes com transtornos mentais no Brasil e destaca a importância da luta antimanicomial na promoção da cidadania e dos direitos humanos dessas pessoas. Bem como, a importância de entender a autonomia como uma possibilidade do retorno a inserção social e produtiva na sociedade e comunidade do indivíduo que precisou ou ainda precisa de cuidados.
Por Raphael
Oi Letícia e Gabriela,
(Se puder Letícia, coloca 1 fotinho no perfil pra gente te conhecer).
Bem vindas á RedeHumanizaSUS,
Vocês fazem um resumo excelente, mas talvez seja interessante compartilhar conosco suas impressões pessoais da leitura realizada.
Uma dica talvez seria colocar um título relacionado ao artigo que vocês abordam, para dar mais destaque ao post.
Quais impressões e sentimentos esse texto trouxe para a formação acadêmica e cidadã de vocês?
Sigamos dialogando em rede…