Vem aí um novo ano…
Estou aqui procurando palavras, para traduzir o que se passou e meus desejos sobre o que virá…
Peço ajuda à poesia para ordenar os sentimentos, para que a palavras possam expressar a história e projetar o futuro.
Sem sucesso, busco nos verbos as ações que me impulsionam a seguir para mais 365 dias de luta com esperança. Apelo ao neologismo mais expresso este ano de centanário de nosso grande mestre Paulo Freire: Esperançar! Outros verbos se juntam então a minha nuvem de palavras-ação : amar, humanizar, lutar!
Ao buscar caminhos para colocar estas ações no dia a dia, só consigo pensar em um único modo: coletivo!
Viver amor, humanização e luta em coletivo é, antes de tudo, acreditar nestas ações transformadas em substantivos com respeito ao outro, outra, outre. Saber viver em diversidade e entender que esta é a beleza da vida. Querer o melhor para si sabendo que o bem comum é que traduz felicidade. Coletivizar a vida é ser protagonista, ao mesmo tempo que se escuta outras vozes, respeita experiências vividas e se contrói um comum para experimentar junto.
Então para o novo ano quero seguir sendo coletivo, sendo família, estando na Rede Humanizasus, no movimento humanizasus. Quero ainda seguie em conexão com muitos outros movimentos, coletivos e amigos presenciais e virtuais. Pois assim honrarei meus valores, seguirei respeitando a vida, defendendo o SUS e construindo a história de mais um ano.
Não posso esquecer do que me fez chegar até aqui: amigos queridos que se foram e que ainda vivem em mim, conhecimentos aprendidos, respeito à ciência, escuta amorosa e um pouco de esfoço próprio, sem esquecer de todos todas e todes que fazem parte desta grande roda que se chama vida!
Por Emilia Alves de Sousa
Postagem inspiradora Pat. Sigamos em coletivo neste movimento em defesa da humanização do SUS!
Bjs!
Emilia