Roda de conversa com acompanhantes: equipe multiprofissional estimulando o cuidado participativo.
Iniciou em janeiro de 2018, nos setores de internação do HPS 28 de Agosto, uma roda de conversa com acolhimento dos acompanhantes e familiares dos pacientes internados no setor. As reuniões acontecem todas as semanas sendo que nas terças é feito no 3º andar (ortopedia e vascular), quarta no 4º andar (medica e nefrologia) e quinta no 5º(cirurgia geram feminino e masculino) andar sempre às 10h, e têm intenção de ampliar a humanização dentro do hospital com orientações aos acompanhantes sobre normas hospitalares, controle de infecção hospitalar, papel do acompanhante, direitos e deveres dos usuários do SUS.
Uma das estratégias que tem sido estimulada para a prevenção de Eventos adversos é o envolvimento do próprio paciente nas ações de cuidado. Nessa perspectiva a OMS criou o programa Pacientes para a Segurança do Paciente, o qual reúne pacientes, profissionais, gestores e vítimas de danos como parceiros e colaboradores para melhorar a segurança e incentiva que os pacientes sejam colocados no centro dos cuidados e incluídos como parceiros plenos da assistência.
O objetivo do encontro é estimular o cuidado participativo, nortear, a promoção da saúde, prevenir conflitos e minimizar o impacto psicológico/emocional suscitado pelo período da internação. As reuniões são realizadas pela equipe multiprofissional do hospital formada por nutricionistas, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistente social, fisioterapeutas, entre outros.
A roda de conversa é um método de discussão que possibilita a melhoria da qualidade de vida das famílias uma vez que terão a propriedade de trocar ideia sobre assuntos diversos, fortalece a atenção à saúde integrando ações de cuidado e educação, orienta sobre os diretos e deveres dos acompanhantes, incentiva a participação do acompanhante no processo de tratamento do paciente, torna o momento de internação do familiar menos traumática e esclarece dúvidas como risco de infecções, cuidado com o ambiente hospitalar, entre outros temas. Este momento é de bastante importância, tendo em vista que os acompanhantes tem a oportunidade de falar, reclamar, sugerir, elogiar, integrando-se com a equipe de cuidado e se colocando no seu papel de cuidador, protagonizando o cenário na recuperação do paciente.
As informações, sugestões e reclamações dos usuários são encaminhados para as devidas gerencias para soluções e respostas quanto ao andamento das situações informadas.
Por leandro trindade santos
Uma ótima iniciativa, fazer com que os acompanhantes tenham conhecimento do que pode e o que não pode ser realizado, e como podem ajudar numa melhor recuperação do seu familiar ou amigo que esteja passando por um internamento.