RODA DE CONVERSA ENTRE COORDENADORES MUNICIPAIS DA SMS FORTALECE A GESTÃO EM SAÚDE
O Gestor de Saúde do Município de São José da Tapera, realizou com a Equipe de Coordenadores Municipais, um Encontro de Avaliação, tendo como metodologia a Roda de Roda e o Processo Circular, tendo como temática central “Como podemos Melhorar nossa Prática”. Sendo também realizado a avaliação das ações realizadas no 1º Quadrimestre, além de discutir algumas ações coletivas para o 2º Semestre/2019, sendo ambas embasados no Plano Municipal de Saúde, vigente e na Programação Anual de Saúde/2019.
Na oportunidade foi enfatizado a importância dos coordenadores estarem sempre monitorando e avaliando os serviços ofertado pelos seus respectivos setores, isso com o intuito de garantir aos usuários uma boa assistência em saúde de forma resolutiva e humanizada. Na oportunidade foi proposto uma atividade coletiva, oportunizando aos coordenadores ressaltar sobre os avanços e desafios de cada setor, principalmente com relação ao processo de trabalho de suas respectivas equipes, buscando dessa forma estabelecer os fluxos entre os setores e serviços, tendo como objetivo principal o fortalecimento da Rede Municipal de Assistência à Saúde.
Com a realização da atividade pode perceber algo muito marcante quanto a expectativa dos participantes, em saber sobre a metodologia adotada, buscando assim superar suas expectativas, onde o círculo criado foi fundamental para o êxito da atividade desenvolvida. Assim foi possível perceber a roda de conversa como instrumento bastante significativo no enfrentamento de problemas assim como no processo de trabalho e de tomada de decisão. Neste sentido, pode considerar que a roda de conversa com a utilização do processo circular, não buscou apenas levar prioritariamente o grupo a um consenso comum, diante as dificuldades ou a socialização sobre a temática abordada. Mas levar os participantes a compreender de forma satisfatória quais estratégias podem ser criadas afim de melhorar o processo de trabalho e assim melhor sua pratica, para seja resolutiva e humanizada.
Durante o encontro foi utilizado os tipos de processos circulares, onde o círculo de diálogo foi utilizado no momento em que os participantes demonstraram uma harmonia nas falas. Também foi utilizada o círculo de apoio, ao perceber a necessidade que um participante precisa de ajudar no sentido de encontrar um foco de suas concepções sobre a temática. Já ao que se refere o círculo de integração, foi muito presente ao perceber o acolhimento do grupo quando a secretaria se fez presente no encontro visto que a mesma está de licença maternidade. E por último foi utilizado pelo gestor em saúde o círculo de celebração quando foi um momento de agradecer a todos os participantes do grupo pelo empenho de cada coordenação pelas metas alcançadas assim como as ações desenvolvidas no decorrer do 1º quadrimestre do ano em curso.
Por Vera Calado
Oi José Marcos, gostei muito da sua experiência, de fato as pessoas que participam de uma Roda nunca mais saem as mesmas, isto porque é um espaço qualificado, onde se fala e se escuta, onde todos tem o mesmo direito e dever, então a responsabilidade passa a ser de todos. Esperamos que você continue com essa proposta da roda de conversa em seu município.