Roda de Conversa no Ambulatório de Feridas de Arapiraca-AL: Política Nacional de Humanização
No dia 18 de junho de 2019, foi realizada uma roda de conversa no Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca (AFPDA) incluindo a participação da gestão, dos profissionais e usuários do serviço.
O AFPDA é um serviço especializado em feridas de qualquer etiologia que requeira o nível ambulatorial de assistência, visando prevenção de complicações e reabilitação para as atividades da vida diária.
A proposta visou discutir a humanização e maneiras de como melhorar a prática no serviço. No primeiro momento, cada participante se apresentou e os usuários apontaram há quanto tempo estavam fazendo acompanhamento no serviço especializado. Alguns deles estão sendo acompanhados há mais de 5 anos e outros há algumas semanas ou meses.
Em seguida, houve o questionamento sobre o que eles compreendiam sobre o termo “humanização”. A maioria das respostas estavam ligadas a ser bem atendidos pelas equipes de saúde; ao diálogo entre profissionais, usuários e gestão; e a qualidade dos pontos de atenção da Rede. Foi destacada a importância, bem como a necessidade de mais momentos como este nos demais serviços de saúde de modo a sensibilizar e ressaltar as melhorias propostas pela PNH para a organização do trabalho e o atendimento ao usuário. Além disso, sugerimos a destinação de um turno do atendimento durante o mês para discussões como esta, uma vez que o serviço é especializado e a rotatividade de pacientes é alta. Após essa discussão, apresentei os princípios e diretrizes da PNH.
Os usuários relataram o quanto se sentiam acolhidos pelos profissionais deste serviço e que com isso ficavam motivados a dar continuidade ao tratamento. Além disso, julgaram o momento como valioso, pois estavam sentindo-se ouvidos pela gestão e profissionais.
Julguei o momento bastante enriquecedor, além de fortalecer o vínculo entre profissionais e usuários, recebemos sugestões de melhorias para o processo de trabalho em toda a Rede!
Por Vera Calado
Juliane como é importante proporcionar essa acolhida e escuta aos usuários e faze-los serem participantes ativos no tratamento e recuperação. Que mais momentos como esse possam ser proporcionados na sua unidade. Parabéns!