Roda de conversa sobre a prevenção a violência do homicídio!
Roda de conversa com os acompanhantes e visitantes do Hospital de Emergência Dr Daniel Houly há mais de 3 anos, na qusl discutimos os fatores que desencadeiam o homicídio e a violência urbana!
4 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Oi Mônica,
Sem dúvida, o problema é preocupante, e ampliar o debate buscando envolver não só os profissionais de saúde, mas a sociedade como um todo, na busca de ações para um enfrentamento adequado, é o caminho.
Aqui em Teresina temos um elevado índice de casos de suicídio em todas as faixas etárias, o que coloca o nosso estado como um dos primeiros no rank nacional. Muitas ações envolvendo a sociedade como um todo tem sido implementadas. Fiquei curiosa para saber como está a situação aí no seu estado. Existem muitos casos registrados? Além dessas rodas de conversas no hospital, como a sociedade/poder público tem enfrentado essa questão?
Parabéns aos envolvidos pela iniciativa das rodas de conversas sobre o tema!
AbraSUS
Emília
Bom Emília. Em relação ao suicídio , Arapiraca -AL tem o dobro da média nacional, sendo perto de 12 óbitos por 100 mil habitantes. Nas rodas de conversa sobre essa temática levamos os acompanhantes do hospital a refletirem as causas mais comuns do comportamento suicídis em nosso município. Além disso orientsmo a buscar ajuda nos órgãos competentes que tratam o suicídio. Os acompanhantes se tornam Ag Ed nte multiplicadores de prevenção ao suicídio em suas comunidades. Em relação ao homicídio levantamos as causas mais comuns desse comportamento em nossa sociedade, buscando alternativas mais inteligentes e sociais para diminuição na violência urbana. É gratificante ouvir os acompanhantes reconhecerem que a violência começa na própria casa, que não tratada eficazmente ndesdmbics ou no suicídio ou no homicídio,!
Em relação ao suicídio, Arapiraca- AL ocupa o dobro da média nacional, 12 óbitos por 100 mil habitantes, relação ao homicídio o estado de Alagoas figura entre nós 5 primeiros lugares e meu município está nessa média. Somos uma sociedade violenta! Acredito que uma das soluções está na educação emocional tanto a nível formal como a nível informal!
Por Mônica Rodrigues Leal
O Brasil ocupa sempre as dez primeiras posições em homicídio com arma de fogo no mundo! O nordeste é a região mais violenta do país nesta categoria. O Hospital de Emergência Dr Daniel Houly localizado no agreste alagoano recebe uma alta demanda de violência causada por armas de fogo e armas brancas. Fazer rodas de conversas com os acompanhantes e visitantes deste hospital é não só refletir as causas da violência do homicídio e urbana como também acima de tudo previni-las, visto que estes receptores serão futuros agentes multiplicadores da prevenção das mesmas em suas comunidades! Acredito TB que este seja um dos primeiros hospitais de Emergência do Brasil a trabalhar esta prevenção!