Rodas de conversa como ferramenta para a Educação Permanente em Saúde

14 votos

Autores:

Everson dos Santos Melo (Psicólogo da Sec. Mun. Saúde Palmeira dos Índios, Mestre em Ensino na Saúde – MPES-FAMED-UFAL)
Sérgio Seiji Aragaki (Prof. Dr. MPES-FAMED-UFAL)

 

A roda de conversa é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada em diversos espaços no âmbito da saúde, com diferentes públicos e finalidades. Campos (2000), fala no “método da roda” como espaço democrático, um modo para operacionalizar a cogestão. O mesmo autor afirma que:

…o Método da Roda aposta na possibilidade de se instituir sistemas de co-gestão que produzam tanto compromisso e solidariedade com o interesse público, quanto capacidade reflexiva e autonomia dos agentes da produção. A construção é de funcionamento dos Espaços Coletivos considerados questões metodológicas. A produção e funcionamento de espaços coletivos: a roda (CAMPOS, 2000, p. 18).

Nesse sentido, entendemos que a roda pode ser utilizada como potente dispositivo para a promoção de práticas de educação permanente em saúde (EPS), uma vez que se constitui em um espaço de escuta, acolhimento às diferenças e mudanças das relações de saber-poder, tal como propõe a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (BRASIL, 2008). Além disso, pode ajudar a desenvolver e fortalecer a capacidade de lidar com diferenças e descontentamentos, onde é importante expor os problemas, que se transformarão em desafios a serem superados.

Considerando o exposto, e considerando também que a roda por si só não promove mudanças, produzimos um vídeo animação sobre um roteiro para a realização de rodas de conversa como ferramenta para a promoção de práticas de EPS. O vídeo é um dos produtos educacionais do Mestrado Profissionais em Ensino na Saúde da FAMED-UFAL, que integra o trabalho de conclusão de curso de um dos autores.

Pretendemos com ele contribuir com a discussão/reflexão/transformação das práticas nos serviços de saúde, envolvendo usuários, trabalhadores e gestores do SUS, sendo a roda de conversa uma estratégia metodológica que pode ser usada como alternativa potente e viável, desde que norteada pelos princípios da PNEPS e PNH.

O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tZg1ia-Cha0&feature=youtu.be

REFERÊNCIA

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Um método para análise e cogestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em Instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec, 2000.